Logotipo Hoje em DiaLogotipo Hoje em Dia
Jornal impresso
Terça-Feira,22 de Outubro

Assassinato de Gandhi

30/08/2021 às 08:47.
Atualizado em 05/12/2021 às 05:47

Por Newton Luiz de Miranda

No artigo anterior, falamos sobre a estratégia não violenta que Gandhi utilizou para mobilizar os indianos contra o domínio colonial inglês. Entretanto, é preciso lembrar que os indianos estavam divididos em hindus e muçulmanos, cujos radicais não aceitavam a proposta de gandhiana de entendimento nacional em prol da união de todos. Contrariando as expectativas de de Gandhi, a Índia se fragmentou em 3 países: Índia (maioria hindu), Paquistão e Bangladesh (maioria muçulmana). O radicalismo religioso falou mais alto e provocou a cisão dos indianos.

Em janeiro de 1948, poucos meses após a independência da Índia, Gandhi foi assassinado por  Nathuram Godse (1910/1949), radical hindu que acusava Gandhi de beneficiar os muçulmanos. Foram vários tiros no peito de Gandhi, homem que mobilizou tantas pessoas por meio e em defesa da PAZ.

Na prova do ENEM – Ciências Humanas, um trecho do texto-base indica a escalada da violência entre indianos e paquistaneses. Veja:

“No primeiro domingo de junho de 1998, contudo, a Índia e o Paquistão rejeitaram a condenação da ONU, decorrente da explosão de bombas atômicas pelos dois países (a título de teste nuclear e comemoradas com festa) (...).”

Infelizmente, há muita gente que comemora a proliferação de armas no mundo.

#EnemNaSalinha

O blog será um espaço para atualização de tópicos fundamentais para o Enem nas áreas de Linguagens, Redação e Humanidades.

© Copyright 2024Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por