Logotipo Hoje em DiaLogotipo Hoje em Dia
Jornal impresso
Terça-Feira,22 de Outubro

Gandhi e a não violência

26/08/2021 às 18:08.
Atualizado em 05/12/2021 às 05:45

Por Newton Luiz de Miranda

Mohandas Karamchand Gandhi  (1869/1948) foi o líder da independência da Índia, maior colônia britânica.

A mobilização que Gandhi comandou apresentou um elemento inovador, pois foi pacífica e fundamentada nos princípios da não violência e da desobediência civil.

Mas, como agir de forma pacífica contra o domínio colonial britânico? Como vencer a Inglaterra, maior potência do mundo à época, sem armas?

A estratégia gandhiana utilizou armas sim. As armas de Gandhi foram as armas da paz, muito poderosas e capazes de sensibilizarem os corações mais duros. Exemplo importante foi o boicote contra os produtos ingleses. Tal iniciativa de Gandhi foi um sucesso, pois contou com a adesão maciça da população e criou um elo entre os indianos. Em relação ao tecido, produto importante para o comércio britânico, Gandhi propôs que os indianos fabricassem em casa seu próprio pano, a fim de não ter que comprar o pano inglês.

Em alguns anos, as ações gandhianas conquistaram o povo e levaram o domínio inglês ao colapso. Em 1947, a Inglaterra abandonou a Índia.

No ano seguinte, fundamentalistas hindus assassinaram Gandhi. Por quê?:

No próximo artigo, teremos a resposta.

#EnemNaSalinha

O blog será um espaço para atualização de tópicos fundamentais para o Enem nas áreas de Linguagens, Redação e Humanidades.

© Copyright 2024Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por