Por Newton Luiz de Miranda
O conteúdo de História é muito grande e, claro, não é cobrado de forma homogênea no Enem. Assim, vale a pena, nesse curto espaço de tempo que falta para a prova, que será em novembro. Uma boa dica é fazer uma leitura da História do Brasil, desde o período colonial até a Nova República, excetuando o período da Regência (1831 a 1840) que não é muito presente nas avaliações. Dê prioridade ao período pré-colonizador (1500/1530) e fique atento aos temas vinculados à economia e sociedade coloniais (1530/1808). Lembre-se que no próximo ano, o Brasil completará 200 anos de independência. Datas assim são atraentes para os elaboradores de itens. A Constituição de 1824 é fundamental, não deixe de estudá-la. Vale rever, também, o Segundo Reinado, especialmente o processo abolicionista.
A República é campeã nas avaliações e Getúlio Vargas tem sido, há anos, figura tradicional no Enem. No meu instagram há todo o conteúdo de História do Brasil em slides com resumos e exercícios. @newtonhistoria
#EnemNaSalinha
O blog será um espaço para atualização de tópicos fundamentais para o Enem nas áreas de Linguagens, Redação e Humanidades.