Por Newton Luiz de Miranda
Os escritores viveram e produziram suas obras inseridos em determinado tempo/lugar. Assim sendo, suas obras e sua vida estão vinculados aos fatos políticos, sociais, econômicos e culturais de sua época.
Analisando os Movimentos ou Escolas Literárias, verificamos a produção literária bastante envolvida no contexto histórico, como, por exemplo, ocorre com o Romantismo e a Revolução Francesa. Ou o Realismo e a Revolução Industrial.
O Realismo, como Literatura inserida nos desdobramentos da industrialização, apresentará um texto mais objetivo, realista e com elementos que refletiram conflitos sociais do capitalismo.
Graciliano Ramos (1892/1953), escritor brasileiro, retratou a realidade nordestina que ele tanto conhecia, pois viveu em muitas cidades, tendo sido prefeito de Palmeira dos Índios. Sua obra mais famosa, “Vidas Secas”, é um retrato fiel dessa realidade vivenciada pelo autor. Entretanto, Graciliano escreveu, também, “Memórias do Cárcere”, obra que registra o período no qual o escritor foi preso durante a Ditadura do Estado Novo (1937/1945).
Portanto, Literatura e História se misturam subjetiva ou objetivamente.
#EnemNaSalinha
O blog será um espaço para atualização de tópicos fundamentais para o Enem nas áreas de Linguagens, Redação e Humanidades.