Logotipo Hoje em DiaLogotipo Hoje em Dia
Jornal impresso
Sexta-Feira,11 de Outubro

Literatura e suicídio

29/06/2021 às 14:29.
Atualizado em 05/12/2021 às 05:17

Por Newton Luiz de Miranda

O escritor alemão Goethe (1749/1832)  é considerado o inaugurador da Escola Literária denominada de  Romantismo. Em 1774, ele publicou “Os sofrimentos do jovem Werther”. Em oposição ao Neoclassicismo e à influência do Iluminismo, o Romantismo apegava-se ao sentimentalismo, ao idealismo e ao escapismo. Neste caso, o suicídio era a alternativa ao mundo de decepções, o que aconteceu com Werther, desdenhado por Charlotte, sua amada. Logo após a publicação do romance, ocorreu uma onda de suicídios na Europa. A ficção invadiu a realidade.

Saindo do século XVIII e saltando para o XXI, encontramos o livro “Thirteen Reasons Why”, publicado em 2007 pelo norte-americano  Jay Asher (1975). Logo, o livro virou série bem sucedida de TV. O romance de Asher, assim como o de Goethe, tem o suicídio como ponto alto. A protagonista de “Thirteen Reasons Why”, Hannah Baker,  lista 13  motivos que a levaram ao suicídio. Logo após a inauguração da série na TV, a série tornou-se um sucesso. Triste sucesso. Assim como Werther, Hannah estimulou jovens em vários cantos do mundo a cometerem suicídio.

Pobre Werther, pobre Hannah, pobre mundo.

#EnemNaSalinha
O blog será um espaço para atualização de tópicos fundamentais para o Enem nas áreas de Linguagens, Redação e Humanidades.

© Copyright 2024Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por