Logotipo Hoje em DiaLogotipo Hoje em Dia
Jornal impresso
Domingo,20 de Outubro

O “batismo do café” no Enem

06/08/2021 às 16:43.
Atualizado em 05/12/2021 às 05:37

Por Newton Luiz de Miranda

Isto mesmo, o café foi batizado pela Igreja Católica, sabia? Pois é, veja o texto-base da questão do Enem do ano de 2011.

O café tem origem na região onde hoje se encontra a Etiópia, mas seu cultivo e consumo se disseminaram a partir da Península Árabe. Aportou à Europa por Constantinopla e, finalmente, em 1615, ganhou a cidade de Veneza. Quando o café chegou à região europeia, alguns clérigos sugeriram que o produto deveria ser excomungado, por ser obra do diabo. O papa Clemente VIII (1592-1605), contudo, resolveu provar a bebida. Tendo gostado do sabor, decidiu que ela deveria ser batizada para que se tornasse uma “bebida verdadeiramente cristã”.

             THORN, J. Guia do café. Lisboa: Livros e livros, 1998 (adaptado).

Sabe o motivo do café ser considerado pelos clérigos como uma obra do diabo? O motivo é relativamente fácil de entender, uma vez que o café é de origem árabe, povo que, em sua maioria, era islâmico/muçulmano. Cristãos e muçulmanos, desde a Alta Idade Média, eram inimigos e se enfrentavam numa “Guerra Santa” na qual se referiam uns aos outros como infiéis.

#EnemNaSalinha
O blog será um espaço para atualização de tópicos fundamentais para o Enem nas áreas de Linguagens, Redação e Humanidades.

© Copyright 2024Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por