Logotipo Hoje em DiaLogotipo Hoje em Dia
Jornal impresso
Terça-Feira,22 de Outubro

O Estado Novo e a queima das bandeiras estaduais

29/07/2021 às 16:49.
Atualizado em 05/12/2021 às 05:33

Por Newton Luiz de Miranda

 Em novembro de 1937, Getúlio Vargas liderou o golpe de estado que implantou a ditadura do Estado Novo no Brasil, mantido até 1945. Vargas fechou o Poder Legislativo, extinguiu  os partidos políticos, interveio nos estados, revogou a Constituição de 1934 e impôs outra ao Brasil, de caráter autoritário.

Poucos dias depois do golpe, o novo regime realizou uma cerimônia na qual foram queimadas as bandeiras dos estados brasileiros. Qual o significado político de tal cerimônia? E o seguinte: no sistema federalista ou federal que até então existia no Brasil, os estados eram autônomos em relação ao governo federal. Autonomia era uma liberdade restrita, uma vez que a união era eterna e indissolúvel e, além disto, os estados não poderiam contrariar a Constituição e as leis federais.

Assim sendo, a queima das bandeiras estaduais em ato oficial, representou o fim do federalismo e a imposição de um regime centralizado, no qual o poder concentrado nas mãos do ditador era o único. Portanto, o Brasil, durante o Estado Novo, vivenciou a substituição do federalismo pelo unitarismo.

#EnemNaSalinha
O blog será um espaço para atualização de tópicos fundamentais para o Enem nas áreas de Linguagens, Redação e Humanidades.

© Copyright 2024Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por