Por Newton Luiz de Miranda
O industrial norte-americano, Henry Ford (1863 – 1947), lançou o Ford Modelo T em 1908. Era um carro seguro, barato e de mecânica simples. Naquele momento, Ford colocou o mundo sobre rodas. Nascia o “carro popular”. Além da produção de um veículo popular e acessível às massas, Ford também instituiu o sistema de produção denominado de “Fordismo”. A fabricação do automóvel passou a ser feita em linha de montagem, sendo que os trabalhadores exerciam as mesmas tarefas de modo extremamente disciplinado e repetitivo.
Itamar Franco (1930 – 2011), presidente do Brasil entre 1992 e 1995, inconformado com o alto preço dos veículos no Brasil, solicitou à Volkswagen que retomasse a produção do emblemático Fusca, fora de linha desde 1986. Assim, o processo evoluiu para o incentivo às montadoras de automóveis para que produzissem veículos mais acessíveis ao bolso do consumidor brasileiro. Carros com motor 1.0 litro teriam alíquota de 0,1% de IPI. A Volks, a pedido do presidente, ressuscitou o Fusca em 1993, que deixou de ser produzido em 1996. Entretanto, a reboque das medidas de Itamar, muitos e muitos carros populares surgiram para alegrar o mercado, aquecer a indústria e entupir nossas ruas e avenidas.
#EnemNaSalinha
O blog será um espaço para atualização de tópicos fundamentais para o Enem nas áreas de Linguagens, Redação e Humanidades.