Logotipo Hoje em DiaLogotipo Hoje em Dia
Jornal impresso
Sábado,26 de Outubro

Refugiados – pessoas desterritorializadas

03/09/2021 às 12:35.
Atualizado em 05/12/2021 às 05:48

Por Newton Luiz de Miranda

A ascensão dos talibãs no Afeganistão provocou uma onda de refugiados que estão fugindo do regime fundamentalista islâmico que assumiu o controle do país. É mais uma onda de refugiados, mais um grave problema humanitário. Até  quando?

O Enem 2018 abordou a questão dos refugiados. Analise a questão (item) e observe que os dados apresentados vão reforçar seu repertório sociocultural. Aprenda com a questão.

(Enem 2018)

Em Beirute, no Líbano, quando perguntado sobre onde se encontram os refugiados sírios, a resposta do homem é imediata: “em todos os lugares e em lugar nenhum”. Andando ao acaso, não é raro ver, sob um prédio ou num canto de calçada, ao abrigo do vento, uma

família refugiada em volta de uma refeição frugal posta sobre jornais como se fossem guardanapos. Também se vê de vez em quando uma tenda com a sigla ACNUR (Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados), erguida em um dos raros terrenos vagos da capital.

(JABER, H. Quem realmente acolhe os refugiados? Le Monde Diplomatique Brasil)

O cenário descrito aponta para uma crise humanitária queé explicada pelo processo de

A migração massiva de pessoas atingidas por catástrofe natural.

B hibridização cultural de grupos caracterizados por homogeneidade social.

C desmobilização voluntária de militantes cooptados por seitas extremistas.

D peregrinação religiosa de fiéis orientados por lideranças fundamentalistas.

E desterritorialização forçada de populações afetadas por conflitos armados.

A guerra civil na Síria, iniciada com a eclosão da Primavera Árabe, provocou milhares de mortos e uma onda de refugiados que buscam fugir do sofrimento da guerra. O que encontram? Sofrimento, abandono ... Desterritorialização. Transformaram-se em apátridas. Sem lar, sem pátria. Estão em todos os lugares e em lugar nenhum. Resposta E.

#EnemNaSalinha

O blog será um espaço para atualização de tópicos fundamentais para o Enem nas áreas de Linguagens, Redação e Humanidades.

© Copyright 2024Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por