Luciana Atheniense*
Viajar é uma das melhores coisas da vida! Conhecer novos lugares, culturas e pessoas é uma oportunidade única e deliciosa para grande parte das pessoas. Muitos ficam em contagem regressiva para as próximas férias ou mal chegou de uma viagem já está planejando a próxima.
Prova disso é que mesmo com os problemas econômicos no país, cerca de 80% dos brasileiros pretende viajar para o exterior e 96% afirmam que farão uma viagem nacional este ano, de acordo com a última edição da pesquisa TripBarometer. Números nos fazem refletir sobre os cuidados na hora de organizar a viagem e embarcar na aventura de desbravar novas terras.
Cancelar de voos, extraviar malas, propaganda enganosa em relação ao hotel, problemas com agências de viagens, falta de documentos, são alguns dos problemas enfrentados pelos turistas.
Para viajar sem problemas e estresse, alguns passos e cuidados devem ser tomados. Após escolher o destino, é importante verificar a necessidade de visto e passaporte; conferir se toda documentação, como documento de identificação e a vacinação, estão em dia. Verificar as regras do país para o qual você está embarcando, pois alguns exigem que o passaporte tenha no mínimo seis meses de validade, outros pedem apenas que o documento esteja válido para o período da viagem.
Documentação em dia e em mãos, hora de checar passagem e hospedagem. Ao buscar os serviços de uma agência física ou online procure sempre a referência. Nesse caso, vale perguntar aos amigos, pesquisar na internet ou buscar junto aos órgãos de defesa do consumidor. Guarde e-mails da negociação e imagens das telas do site que comprovem todos os serviços adquiridos. Assim você estará se resguardando em caso de propaganda enganosa e possíveis golpes.
No dia do embarque não se esqueça de levar os documentos e chegue com antecedência ao aeroporto. Em caso de atraso, cancelamento, interrupção ou overbooking, os passageiros devem ficar atentos aos seus diretos. As companhias aéreas são obrigadas a fornecerem assistência aos passageiros. Se for mais de uma hora de espera, o turista tem direito a comunicação, como acesso a internet e telefone. Após duas horas, as companhias devem oferecer alimentação. Atraso superior a quatro horas, o passageiro tem direito a hospedagem e traslado.
Para os viajantes que desejam saber mais sobre seus direitos, há 16 anos criei um portal para a orientação dos turistas. O site www.viajandodireito.com.br é focado nos direitos e deveres de quem vai viajar e abrange também questões de direito do consumidor.
(*) Advogada especialista em Direito do Turismo e do Consumidor