Codevasf incentiva produção no setor de psicultura

Jornal O Norte
24/08/2010 às 09:49.
Atualizado em 15/11/2021 às 06:36

Tiveram início nesta semana as atividades operacionais da unidade de beneficiamento de pescado de Morada Nova de Minas, implantada naquele município pela Codevasf - Companhia de desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba.

- É mais uma ação dessa companhia de desenvolvimento regional, no apoio ao programa arranjo produtivo da piscicultura nas regiões do alto e médio São Francisco. Com a instalação dessa unidade, de fundamental importância para a estruturação desse segmento no vale do rio São Francisco, a Codevasf está promovendo a estruturação de uma cadeia produtiva em formação - afirmou o superintendente da Codevasf em Minas Gerias, Dimas Rodrigues, ao participar das solenidades que deram início a essas atividades.

Para o chefe de gabinete da presidência da Codevasf, Manoel Dayrell, a companhia, por intermédio do ministério da Integração Nacional, em parceria com a secretaria de Infraestrutura e Fomento da Pesca, vem apoiando todas as ações do arranjo produtivo local da aquicultura no vale sanfranciscano. Na região do Alto São Francisco, em Minas Gerais, segundo Manoel Dayrell, essas ações estruturantes visam o desenvolvimento da atividade pesqueira, principalmente no lago de Três Marias, principal pólo de produção aquicola regional. Nessa região, onde atua há mais de trinta anos, a Codevasf, desde 2001, tem promovido a mobilização, capacitação e assistência técnica de pequenos produtores rurais que atuam no segmento da piscicultura, disponibilizando, ainda, tecnologias, recursos e o suporte necessário para impulsionar a estruturação dessa atividade econômica na região. 

De acordo com relatório técnico da Codevasf, o arranjo produtivo local da aquicultura em Morada Nova de Minas, em 2009, já operava com 1.600 tanques-rede, beneficiando diretamente 157 pequenos produtores, além de atrair diversos  investidores, de áreas que vão desde a fabricação de tanques-rede até o transporte do produto final. Segundo a Coopeixe - Cooperativa dos piscicultores do Alto e Médio São Francisco, ainda em 2009, a produção pesqueira do lago de Três Marias, através dos seus 112 sócios, atingiu cerca de 1.320 toneladas de pescado, com receita de R$ 4.620.000.

Na opinião de Luciano Ribeiro, presidente da Coopeixe, o início da operação dessa unidade de beneficiamento de pescado é de grande importância social, econômica e ambiental para a região, já que proporciona ao produtores locais a oportunidade de oferecer ao mercado um produto de qualidade e com certificação sanitária federal, podendo, assim, alcançar outros mercados do país, além de agregar valor ao produto e melhor aproveitamento da matéria-prima, com a produção de filé, postas, cortes especiais e carne, mecanicamente separada, que poderá ser oferecida na merenda escolar. Esse trabalho, segundo técnicos da Codevasf, viabiliza a melhoria da renda familiar dos produtores envolvidos, fazendo com que os recursos oriundos dessa operação permaneçam na região, promovendo o desenvolvimento local e sustentável.

Também participaram dessa solenidade em Morada Nova de Minas os diretores Romário Farney e Marcelo Moreira, da secretaria de programas regionais do ministério da Integração Nacional; José Claudenor Vermohlen, da secretaria de Infraesturura e Fomento da Pesca; vários piscicultores e técnicos da Codevasf. (Fonte: Codevasf)

© Copyright 2024Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por