(Riva Moreira)
Minas Gerais investiga 82 casos suspeitos de coronavírus nesta quarta-feira (4), atrás apenas de São Paulo (135) - onde já foram confirmados três pacientes com a doença - e do Rio Grande do Sul, com 98 suspeitas. Nenhum caso foi confirmado no Estado, que já definiu hospitais de referência para tratamento de pacientes com a doença. Em Belo Horizonte, foi montado um Centro Especializado em Coronavírus, ao lado da UPA Centro-Sul.
Riva Moreira / N/A
BH agora tem um Centro de Referência para atender pacientes com suspeita da doença
De acordo com o último boletim disponibilizado pela Secretaria de Estado de Saúde (SES), dos pacientes monitorados em Minas, 95% apresentaram febre e tosse, 53% tiveram dor de garganta, e 13% sentiram dificuldade de respirar. Em menor escala, foram sentidos diarreia, náuseas, cefaleia, coriza, fadiga, calafrios, mialgia e congestão nasal. Quanto a hospitalização, um terço dos pacientes necessitaram ser internados pós-atendimento. A taxa de letalidade da doença é de 3,4%.
Situação nacional
O país confirmou nesta quarta-feira o terceiro paciente com o novo coronavírus. Ele está em isolamento domiciliar e passa bem, segundo a Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo. Os dois casos anteriores também estão em São Paulo.
Segundo a secretaria, o novo caso de coronavírus na capital paulista foi diagnosticado pelo Hospital Israelita Albert Einstein, assim como os outros dois. O paciente tem 46 anos de idade e histórico de viagem para a Itália, a Áustria, a Alemanha e a Espanha. Ele chegou no Brasil no dia 1º de março e procurou atendimento médico após apresentar tosse, coriza e desconforto na garganta.
Nos três casos confirmados na capital paulista até o momento, a doença foi importada, ou seja, os pacientes a adquiriram após viagem para países onde há surto.
Um quarto caso, que teve confirmação para coronavírus após exame feito em um laboratório privado, aguarda resultado de uma contraprova. Segundo o Ministério da Saúde, trata-se de uma menina de 13 anos, que se encontra em monitoramento e sua rede de contatos diretos também. A menina está em isolamento domiciliar com a família, segundo o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta.
Áreas de transmissão
Atualmente, 30 países, além da China, são monitorados pelo Ministério da Saúde por apresentarem transmissão ativa do coronavírus. Com isso, os critérios para a definição de caso suspeito enquadram agora, as pessoas que apresentarem febre e mais um sintoma gripal, como tosse ou falta de ar e tiveram passagem pela Alemanha, Argélia, Austrália, Canadá, China, Coreia do Norte, Coreia do Sul, Croácia, Dinamarca, Emirados Árabes Unidos, Equador, Espanha, Estados Unidos, Finlândia, França, Grécia, Holanda, Indonésia, Irã, Israel, Itália, Japão, Líbano, Malásia, Noruega, Reino Unido, San Marino, Singapura, Suécia, Suíça, Tailândia e Vietnã.
(*) Com Ministério da Saúde e Secretaria de Estado da Saúde