Pré-candidaturas foram confirmadas em convenção do partido, que lançou chapa completa com 42 candidatos à Câmara de Vereadores
Em um vídeo gravado, Bolsonaro disse que Engler é a força jovem para renovar a capital mineira (Divulgação)
O deputado estadual Bruno Engler foi confirmado como pré-candidato à Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) na convenção do Partido Liberal (PL), nesta sexta-feira (2), na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). A coronel Cláudia Romualdo, ex-comandante da Polícia Militar, será a vice na chapa, "puro sangue".
Durante a convenção também foram anunciados os 42 candidatos que irão disputar vaga na Câmara de Vereadores. A abertura da convenção contou com a transmissão de mensagem em vídeo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que desejou sorte a Engler, apontado por ele como a força jovem para renovar a capital mineira.
Estiveram presentes na convenção o deputado federal Nikolas Ferreira (PL), presidente nacional do PL; o presidente do PL em Minas, deputado federal Domingos Sávio; e o senador Cleitinho Azevedo.
O Partido Progressistas (PP), que forma aliança com o PL, realizará a convenção no próximo domingo (4), às 13h, na ALMG. O PP deve consolidar o apoio à candidatura de Bruno Engler e coronel Cláudia Romualdo à prefeitura.
Bruno de Castro Engler Florencio de Almeida nasceu em Curitiba, tem 27anos e é deputado estadual em segundo mandato, filiado ao Partido Liberal (PL). Em 2016 lançou-se candidato a vereador em Belo Horizonte, pelo PSC, recebendo 2.247 votos, não sendo eleito. Quatro anos depois, disputou a eleição pela prefeitura da capital pelo PRTB, tendo a coronel Cláudia Romualdo como vice, e ficou em segundo lugar.
Na primeira candidatura ao Legislativo estadual, em 2019, obteve 120.252 votos distribuídos em todo o Estado, sendo o terceiro mais votado para a 19ª legislatura. Ano passado, assumiu o segundo mandato na Assembleia com mais de 637 mil votos, maior votação para deputado estadual da história.
A coronel Cláudia Araújo Romualdo tem 56 anos. Nasceu em Belo Horizonte é bacharel em Direito, formada pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e ingressou na PM em 1986. Em 2013, se tornou a primeira mulher a ficar à frente do Comando de Policiamento da Capital (CPC), substituindo o coronel Rogério Andrade. Ficou no posto por dois anos.
Na área administrativa, a coronel Cláudia exerceu funções em vários setores no Estado-Maior. A trajetória militar se encerrou em 2016, quando foi para a reserva. Naquela época exercia a função de diretora de RH da PM. Filiou-se ao PL em abril de 2022, onde hoje é presidente do PL Mulher BH.
Leia mais: