Com direito a golaço de falta, Cruzeiro vence o Villa Nova em sua estreia no Mineiro

Guilherme Guimarães
Hoje em Dia - Belo Horizonte
29/01/2017 às 19:08.
Atualizado em 15/11/2021 às 22:37

A temporada do Cruzeiro começou do jeito que a torcida gosta, com vitória e um futebol promissor. Jogando como visitante no Mineirão na tarde deste domingo (29), a Raposa venceu o Villa Nova por 2 a 1 e deu o pontapé inicial em busca de uma temporada de sucesso. Os gols celestes foram marcados por Ariel Cabral e Robinho, em um bonito lance de falta, com Roni descontando para a equipe de Nova Lima.

Os torcedores do Villa Nova tiveram que sair de Nova Lima para acompanhar o jogo no Mineirão, já que a casa do Leão, o Castor Cifuentes, foi vetado pela Federação Mineira e a emissora de TV que detém os direitos de transmissão do Campeonato Mineiro. O estádio, de acordo com a FMF e a TV Globo, não reunia as melhores condições de trabalho e transmissão da partida.

O próximo compromisso do Cruzeiro em campo está marcado para esta quarta-feira (1º de fevereiro), contra o Atlético, no clássico válido pela Primeira Liga. No Campeonato Mineiro a Raposa volta a campo no dia 5 de fevereiro contra o Tricordiano, no Mineirão. Já o Villa Nova enfrenta a Caldense, no sábado (4), fora de casa, na segunda rodada do Estadual.

O jogo

O primeiro tempo começou com o Cruzeiro partindo para cima do Villa Nova. O time de Nova Lima tinha muita dificuldade em sair com a bola de seu campo defensivo, e a Raposa aproveitava sua superioridade para pressionar bastante o adversário.

Durante os primeiros 45 minutos o que se viu foi, praticamente, uma partida de ataque contra defesa. O time celeste, com 79% de posse de bola, desperdiçou muitas oportunidades ofensivas e mesmo com a boa movimentação de seu setor ofensivo, foi um volante o responsável por tirar o zero do placar.

“Homem de confiança” de Mano Menezes, o argentino Ariel Cabral anotou o primeiro gol da Raposa em partida oficial na temporada. O atacante Rafael Sóbis lançou a bola na área, Arrascaeta dividiu com o zagueiro e o volante “chegou para conferir”, balançando as redes do experiente goleiro Fernando Henrique: 1 a 0 no último ato da etapa inicial. 

“Estamos jogando bem. Temos que acreditar mais no gol, se tem oportunidade de fazer, tem que acreditar sim”, comentou o autor do gol estrelado ao fim da etapa número 1. 

O “poder de fogo” celeste foi tão intenso no primeiro tempo que o Villa Nova teve apenas uma oportunidade de gol. E foi em um lance de contra-ataque aos 26 minutos, momento em que Rafael fez sua primeira participação efetiva no jogo.

Felipe Augusto recebeu passe na ofensiva do Villa, invadiu a área e chutou rasteiro. O goleiro celeste defendeu com o pé e salvou a Raposa. 

A única chance do Leão surgiu de uma falha individual do volante Henrique, que perdeu a bola no meio-campo e quase prejudicou o Cruzeiro. O lance deixou claro que a tática de jogo do Villa seria jogar no erro do adversário, esperando chances para contra-atacar. E o meia Tchô assumiu essa condição na saída para o intervalo. “Nossa proposta é segurar o ímpeto do Cruzeiro”, disse.

O domínio celeste foi tão intenso no primeiro tempo, que foram 12 finalizações azuis contra apenas uma do Villa Nova. 

No segundo tempo, o Villa Nova esboçou um jogo mais ofensivo, até pela necessidade de buscar o empate. Mas o Cruzeiro mostrou mais organização tática, seguiu superior e com o controle da partida. E de tanto tentar, acabou chegando ao segundo gol.

O polivalente Robinho cobrou falta com perfeição aos 25 minutos do segundo tempo e, sem qualquer chance para o goleiro do Leão, o volante aumentou o placar: 2 a 0, para o delírio do torcedor celeste.

A equipe de Nova Lima era, até então, um adversário controlado. E o placar muito favorável ao Cruzeiro. Mas, a mudança de postura do time de Leston Júnior colocou uma “pimenta a mais” no confronto. 

Aos 29 minutos, o zagueiro Osvaldir cobrou falta na área, a bola chegou em Roni, que usou a cabeça para diminuir: 2 a 1.

E o gol deu ânimo ao Alvirrubro. Quatro minutos depois, o meia Tchô, aquele que todo mundo sabe que “esse ano será dele” - Será mesmo? - desperdiçou uma chance incrível. De frente para o goleiro Rafael o meio-campista do Villa chutou para fora. Susto para o time de Mano Menezes. 

Sem tanto tempo para tentar algo a mais, o Villa Nova abre o Campeonato Mineiro com derrota, em um jogo como mandante. Agora precisará se recuperar no Sul de Minas, diante da Caldense. O Cruzeiro soma os três pontos e aguarda o fim da rodada vislumbrando o primeiro lugar já no início da competição. 

VILLA NOVA 1 x 2 CRUZEIRO

Villa Nova - Técnico: Leston Júnior

Cruzeiro - Técnico: Mano Menezes

Motivo: primeira rodada do Campeonato Mineiro
Data: 29 de janeiro, domingo
Local: Mineirão
Gols: Ariel Cabral, 44 minutos do 1º tempo; Robinho, 25, e Roni, aos 27 minutos do 2º tempo
Árbitro: Ricardo Marques Ribeiro
Assistentes: Celso Luiz da Silva e Marconi Helbert Vieira
Cartões amarelos: Henrique, Ramon Ábila (CRU); Luís Mário, Gladstone, Paulo Vítor (VIL)
Público: 9.894
Renda: R$ 176.070,00

© Copyright 2025Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por