Com estoques baixos, banco de sangue abre neste sábado para ampliar coleta; veja como doar

Ana Júlia Goulart
agoulart@hojeemdia.com.br
29/12/2017 às 12:31.
Atualizado em 03/11/2021 às 00:30

Aumentam os acidentes, mas cai o volume de doadores. O banco de sangue de Belo Horizonte sofre com o período de férias e o afastamento das pessoas que costumam fazer essa boa ação com mais frequência. De acordo com a Fundação Hemominas, os estoques chegam a cair quase 30% entre o Natal e  janeiro. Para fazer frente à demanda de fim de ano, os pontos de coleta abrem neste sábado (30) com um apelo a quem puder doar.

“Se considerarmos que o fluxo nas estradas aumenta muito por causa das viagens e, querendo ou não, isso amplia a possibilidade de acidentes, podemos afirmar que este é o período mais crítico para a captação de sangue justamente por essa alta demanda e baixa oferta”, explica a assessora da gerência de captação e cadastro da Fundação Hemominas, Viviane Guerra.

A situação mais complicada é justamente para o tipo sanguíneo mais buscado pelas emergências de hospitais e centros de saúde. O sangue O negativo está em nível considerado crítico pela fundação. De acordo com a assessora, é preciso reverter esse quadro o quanto antes. O apelo é pela solidariedade, tão presente na vida das pessoas no fim do ano. “O Natal e o fim do ano são épocas em que as pessoas estão mais ligadas ao próximo, mais preocupadas e dedicadas a fazer o bem. Doar sangue é um ato de caridade enorme e pode salvar muitas vidas”, frisa.

Entre os oito tipos de sangue, apenas o  AB+ está em estado estável no banco. A situação é considerada crítica para  O-, O+ e A- e de alerta para A+, B-, B+ e AB-. 

Doação

Para tentar resolver esse problema, só resta uma opção: convocar as pessoas para doar. Nessa fase do ano, a Hemominas aproveita os doadores fixos para fazer um chamamento  e auxiliar na recomposição dos estoques. “Temos nos registros as pessoas que doam com frequência e nesta época do ano ligamos ou mandamos cartas para que eles compareçam”, detalha Guerra.

Para doar, existem algumas restrições. A principal delas, de acordo com a assessoria de captação da fundação, é a hepatite. Os doadores não podem ter tido a doença que mesmo após a cura ainda deixa resquícios no sangue. Todas as outras especificidades para os doadores  podem ser esclarecidas no site da instituição - www.hemominas.mg.gov.br - ou pelo telefone 155 com a opção 8.

Serviço

Doação de Sangue
Data: 30 de dezembro, 7h às 12h
Locais
Hemocentro de Belo Horizonte
Alameda Ezequiel Dias, 321 - bairro Santa Efigênia

Unidade de Coleta do Hospital Júlia Kubistchek: das 7h às 12h
Avenida Dr. Cristiano Rezende, 2505 - bairro Araguaia

Outras informações
Ligue 155 opção 8 / 0800 200 155
http://www.hemominas.mg.gov.br

© Copyright 2025Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por