Com estratégias diferentes, Atlético e Cruzeiro promovem jovens da base em 2017

Guilherme Guimarães e Frederico Ribeiro
esportes@hojeemdia.com.br
18/01/2017 às 16:23.
Atualizado em 15/11/2021 às 22:27

O sonho de todo atleta que atua nas categorias de base de grandes clubes é chegar à equipe principal, conquistar títulos e dar uma vida melhor aos familiares. Para isso, a garotada treina, se prepara ao longo dos anos para atuar bem nos campeonatos e, quem sabe, alcançar a promoção para atuar ao lado de ídolos. Não é diferente na dupla Atlético e Cruzeiro.

Neste ano, os rivais adotaram posturas diferentes no que diz respeito ao aproveitamento das revelações nos elencos principais. Enquanto a Raposa se antecipou à Copa São Paulo de Futebol Júnior e subiu jovens talentos desde o início da pré-temporada, o Galo ainda definirá nos próximos dias os jogadores da base a serem utilizados (veja a lista abaixo).

Na Toca da Raposa II, quatro garotos já estão à disposição do técnico Mano Menezes desde o dia 9 de janeiro: o goleiro Lucão, o zagueiro Murilo Cerqueira, o volante Lucas Ventura e o meia-atacante Raniel.

Dentre eles, o zagueiro é quem ganhou mais destaque nos últimos anos. Capitão da equipe Sub-20 do Cruzeiro, o defensor apareceu em diversas convocações para as Seleções Brasileiras de base, e inclusive fez parte do grupo que trabalhou com a Seleção Olímpica na Granja Comary, na preparação para os Jogos Rio-2016. Ele também foi o responsável por levantar o troféu do tetracampeonato do Campeonato Mineiro Sub-20, no ano passado.

Expectativa 

Na Cidade do Galo, a comissão técnica pretende definir ainda durante esta semana quais jogadores do Sub-20 serão aproveitados no elenco principal.

Como preteriu a Copinha em função da Florida Cup, a direção do Galo levou a equipe júnior para o torneio amistoso nos Estados Unidos, enquanto a equipe Sub-17 representou o clube em São Paulo.

Responsável por comandar o time em Orlando, o novo auxiliar Diogo Giacomini já tem em mãos um relatório de desempenho e indicará ao técnico Roger Machado quais atletas deverão ser promovidos. 

O meia-atacante Capixaba, que virou titular no segundo jogo, contra o Tampa Bay Rowides, tem grandes chances de reincorporar ao time de cima.

Além dele, o zagueiro Rodrigão, que fez um dos gols na vitória atleticana por 2 a 0 sobre os norte-americanos na despedida do torneio, também pode ser promovido. Assim como o meia-atacante Thalis e o volante Ralph. Esse último não apenas pelo bom desempenho na Florida, mas também pela necessidade que o grupo apresenta atualmente na posição. 

Principal jogador do Galo no torneio, o lateral-esquerdo Leonan continuará como reserva de Fábio Santos, papel que já desempenhou no fim de 2016.

“O Roger pode conhecer muito melhor (os atletas). Vamos sentar, ver as lacunas do elenco e ver onde cabem os garotos, onde podem ser aproveitados. Se não, podem continuar no Sub-20 para ganhar maturidade”, disse Giacomini.

Paciência 

Mesmo que algumas revelações do Cruzeiro tenham chamado a atenção na Copa São Paulo, como o lateral Vitinho e o atacante Thonny Anderson, ainda é cedo para dizer se mais algum atleta da base será aproveitado no time principal no decorrer de 2017.

Segundo pessoas ligadas à base estrelada, Vitinho ainda precisará aguardar mais tempo para conseguir uma promoção, apesar da necessidade de laterais-direitos no grupo de Mano Menezes, que conta apenas com Mayke e Ezequiel. O jogador de 17 anos é considerado muito jovem, e os dirigentes não querem “queimar etapas” na formação do garoto.

Outro nome que merece atenção é o do também lateral-direito Kevin. Titular do Sub-20, ele foi substituído por Vitinho em alguns jogos da Copa São Paulo.

© Copyright 2024Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por