Um dos principais palcos do esporte brasileiro e sul-americano, o Ginásio Jornalista Felipe Drummond, mais conhecido como Mineirinho, estará novamente lotado neste domingo (7), a partir das 10h, para a grande decisão da Superliga Brasileira de Vôlei Masculino da temporada 2016/17.
No duelo entre Sada/Cruzeiro e Funvic/Taubaté, a força da arquibancada pode valer um inédito pentacampeonato na maior competição nacional para a Raposa e, ainda, um “desempate” para a torcida mineira na arena da Pampulha.
Considerando as 16 edições da Superliga Masculina disputadas com finais diretas entre duas equipes (desde 2001/02), seis títulos foram decididos no Mineirinho. Apenas metade dos troféus ficou com os clubes do Estado, e as outras três taças ficaram com visitantes paulistas.
Os ingressos foram esgotados oficialmente na manhã desta quarta-feira (3), segundo informou a CBV (Confederação Brasileira de Voleibol). Ao todo, foram disponibilizados 14.353 lugares, sendo 9.081 colocados à venda e os demais distribuídos aos clubes finalistas e patrocinadores.
“Teremos a torcida a nosso favor, o que nos deixa mais confiantes, e vamos tratar de batalhar para vencer por eles, que com certeza vão lotar o nosso ginásio e fazer um grande espetáculo”, promete o cubano Leal, ponteiro do Cruzeiro.
Retrospecto
Esta será a sétima final consecutiva da Raposa no torneio, a quarta delas no Mineirinho. Nas três primeiras decisões na Pampulha, todas contra o Sesi-SP, a equipe celeste conquistou dois títulos (2013/14 e 2014/15) depois de ter sido derrotada uma vez pelos paulistas (2010/11).
As outras três finais no ginásio aconteceram no início da década passada – quando a taça ainda não era disputada em partida única –, todas elas tendo o Telemig/Minas como representante do Estado.
O clube da Rua da Bahia faturou a edição 2001/02 sobre o extinto Banespa, no último jogo da melhor de três. E foi derrotado nas outras duas (2004/05 e 2005/06), para Banespa e Cimed, respectivamente, nos fechamentos das séries de cinco partidas.
Estreante na final, o Taubaté desembarcou ontem na capital mineira e fará três treinamentos no palco da partida. O time paulista terá a seu favor a experiência dos ex-cruzeirenses Éder e Wallace, presentes nas últimas decisões pelo time azul.
“É a minha nona final, sei como é o clima. Não podemos permitir que a ansiedade atrapalhe, e tenho conversado bastante com os mais novos, tentando passar um pouco de tudo que já vivi”, avisa Éder.
Última chance
Para quem ainda deseja assistir à final, a diretoria dará ingressos aos torcedores que comprarem o livro “10 anos Sada Cruzeiro”, a partir desta quinta-feira (4), na loja do clube (Rua dos Guajajaras, 598), por R$ 84,90.