Defesa Civil emitiu alerta para baixa umidade relativa do ar; não há previsão de chuva
(Maurício Vieira)
O calorão vai seguir ainda mais intenso em Belo Horizonte nesta terça-feira (18), que pode ser o dia mais quente da semana. Os moradores da capital também devem ficar atentos à baixa umidade relativa do ar, que motivou, inclusive, alerta da Defesa Civil.
Segundo Lizandro Gemiacki, meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a máxima prevista para BH nesta terça é de 34°C. Na quarta (19), quinta (20) e sexta (21) os termômetros devem marcar 33°C. Não há previsão de chuva.
Nesta segunda (17), a capital registrou máxima de 33,2°C, por volta de 15h. Foi a quinta maior temperatura do ano na cidade, conforme levantamento feito pela Defesa Civil. Veja as maiores temperaturas em 2025.
Além disso, uma massa de ar seco deixa os índices de umidade em torno de 30%, no decorrer das tardes até sexta. O índice está abaixo do que é recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS). O percentual indicado como saudável para a população é acima de 50%.
O tempo seco pode causar desconforto nos olhos, boca e nariz, além de ressecamento da pele e dores de cabeça. A orientação é abusar da hidratação.
Os moradores de Belo Horizonte podem receber os alertas de risco de chuvas fortes, granizo, tempestades, vendavais, alagamentos, risco de deslizamentos de terra e outros fenômenos meteorológicos pelo canal público do WhatsApp: https://bit.ly/DefesaCivilBH
A população também pode acompanhar os alertas e as recomendações da Defesa Civil por SMS. Para se cadastrar, basta enviar uma mensagem de texto com o CEP da sua rua para o número 40199 e uma mensagem de confirmação será enviada na sequência. O serviço não tem custo.
Pelas redes sociais os alertas podem ser acompanhados por meio do Instagram, Facebook, X e pelo canal público do Telegram no endereço: defesacivilbh.
Leia mais: