Com o utilitário X60, Lifan tenta corrigir estrago no Brasil

Marcelo Ramos - Hoje em Dia
21/05/2013 às 07:29.
Atualizado em 21/11/2021 às 03:51

Se vender Alfa Romeo e Dodge no Brasil já é uma tarefa inglória, devido à má fama dessas marcas em solo tupiniquim, reconquistar a confiança do consumidor será uma tarefa hercúlea para a chinesa Lifan, que viu a uruguaia Effa fazer uma verdadeira lambança por aqui com seu nome. E para tentar recuperar um fiapo de confiabilidade, o fabricante mandarim assumiu suas operações fabris e comerciais na América Latina, recomeçando sua história com o utilitário-esportivo (SUV) X60.

O jipinho chega com o preço sugerido de R$ 52.777 para brigar com Ford EcoSport (a partir R$ 54.800), Renault Duster (a partir de R$ 51.240) e Chery Tiggo (R$ 52.990).

Antes de falarmos sobre o SUV, vamos à estratégia da marca para tentar angariar consumidores: o presidente global da Lifan, Yin Mingshaw, atravessou o planeta para garantir que tem um projeto sólido para o Brasil.

À Habib

Com um discurso nos moldes dos de Sérgio Habib, Mingshaw destacou que a marca conta com os mesmos sistemistas dos principais fabricantes mundiais, assim com um exército de engenheiros estrangeiros. Ele explica que a opção pelo Uruguai como sede se deu pelo fato de o governo local ter pedido preferência à Lifan.

“Foi um pedido pessoal do governo do Uruguai. Investimos US$ 70 milhões e vamos investir outros US$ 70 milhões na expansão da nossa capacidade e também em uma unidade de motores”, disse o executivo.

Como uma amostra da honestidade oriental, o presidente afirmou que as marcas chinesas ainda têm um caminho longo para percorrer. “Em 20 anos, a China terá uma produção de 40 milhões de unidades, sendo metade de marcas locais e com a mesma qualidade dos europeus e japoneses”, prevê. Até lá...

Voltando ao X60, o jipinho tem desenho que lembra o Chevrolet Trax e muito conteúdo: acabamento em “couro”, navegador por satélite (GPS) e até câmera de ré são itens de série. No entanto, sua construção é pobre e os materiais são de péssima qualidade.

O motor de 128 cv é ruidoso e o câmbio manual de cinco marchas tem engates imprecisos. Bom, o melhor é ouvir o conselho do sábio chinês e aguardar 20 anos.

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