Jogadores comemoram gol que deu vitória ao Cruzeiro contra Ituano (Mauro Horita / Cruzeiro)
Em jogo movimentado, Cruzeiro e Ituano ficaram no empate em 1 a 1 no interior paulista, em jogo atrasado da 14ª rodada da Série B. O resultado leva a Raposa aos 38 pontos e ainda deixa o clube em situação confortável na ponta da tabela. São sete pontos de vantagem para o vice-líder Vasco e quinze pontos para o quinto colocado Criciúma.
O Cruzeiro reclamou bastante de um gol anulado ainda no primeiro tempo. Edu completou cruzamento de Matheus Bidu, mas o assistente marcou impedimento - confirmado pelo VAR. O clube mineiro reclamou da forma como o árbitro de vídeo traçou as linhas para determinar a infração.
A Raposa controlou boa parte do jogo, mas não conseguia transformar sua superioridade em chances de gol. O clube estrelado abriu o placar e teve um jogador a mais, mas vacilou na defesa e permitiu o empate do Ituano, que não deixou de jogar mesmo com dez em campo.
A Raposa segue em São Paulo nesta semana. O próximo adversário do clube será o Guarani, em jogo que será disputado em Campinas, no sábado (9), às 11h.
O jogo
O Cruzeiro começou o jogo conseguindo impor sua maneira de jogar, mesmo fora de casa. A Raposa tinha mais posse de bola, ocupando o campo ofensivo, mas não conseguia criar chances de perigo. O Ituano, no entanto, conseguiu levar mais perigo ainda no início da partida. Neto Berola recebeu passe de Rafael Elias e, dentro da área, desperdiçou boa chance para os donos da casa.
Ao longo do primeiro tempo, o Ituano conseguiu encaixar a marcação na equipe do Cruzeiro. A Raposa já não estava mais a vontade em campo e os donos da casa incomodavam mais nas bolas aéreas.
Aos 45 minutos do primeiro tempo, Edu abriu o placar para o Cruzeiro após desviar chute cruzado do ala esquerdo Bidu. Em campo, foi marcado impedimento, confirmado pelo árbitro de vídeo.
O Cruzeiro voltou para o segundo tempo com a mesma atitude do início da primeira etapa. A equipe pressionava, buscava mais o gol e foi recompensada. Aos nove minutos, Luvannor recebeu passe na linha de fundo e chutou forte para área. A bola bateu na perna do goleiro Pegorari e morreu no fundo das redes.
O gol movimentou o jogo. Poucos minutos depois, Roberto recebeu lançamento na área, encobriu o goleiro do Cruzeiro, mas Lucas Oliveira tirou a bola de bicicleta quase em cima da linha. Na sequência, o Cruzeiro armou contra-ataque e Daniel Júnior corria livre em direção a área quando foi derrubado por Lucas Dias. Pela falta, o zagueiro do Ituano foi expulso.
O Ituano, mesmo atrás no placar e com um jogador a menos, passou a jogar mais aberto. A equipe não abdicou do ataque, criou chances e conseguiu o empate. Aos 33 minutos, o Bernardo completou cruzamento rasteiro e deu números iguais a partida.
Após o empate, a Raposa tentou uma pressão final em busca dos três pontos. Fernando Canesín e Vitor Leque perderam chances, e o Cruzeiro não conseguiu chegar ao gol. João Vitor perdeu gol da virada para o Ituano no último lance do jogo.
FICHA TÉCNICA
ITUANO 1 X 1 CRUZEIRO
ITUANO: Pegorari; Córdoba (Kaio), Lucas Dias, Bernardo, Roberto; Dudu, Rafael Pereira (Gabriel Barros), Caique, Jiménez (Léo Santos); Neto Berola (João Victor), Rafael Elias (Chrigor). Técnico: Mazola Júnior.
CRUZEIRO: Rafael Cabral; Oliveira, Machado, Eduardo Brock; Geovane (Leo Pais), Adriano, Willian Oliveira, Bidu (Rafael Santos); Luvannor (Rodolfo), Daniel Júnior (Fernando Canesín), Edu (Vitor Leque). Técnico: Paulo Pezzolano.
Motivo: 14ª rodada da Série B do Brasileirão
Data e horário: 5 de julho de 2022 (terça), às 19h (de Brasília)
Estádio: Novelli Júnior, em Itu (SP)
Árbitro: Bruno Arleu de Araújo (RJ)
Assistentes: Michael Correia (RJ) e Luiz Cláudio Regazone (RJ)
VAR: Carlos Henrique Cardoso de Souza (RJ)
Cartões amarelos: Jiménez, Córdoba (ITU); Geovane, Eduardo Brock, Luvannor (CRU)
Cartão vermelho: Lucas Dias (ITU);
Gol: Luvannor (CRU), aos 10'/2ºT; Bernardo (ITU), aos 33'/2ºT.