(Ricardo Stuckert/CBF)
RIO DE JANEIRO - Quatro mineiras estarão em ação, nesta quarta-feira (3), no pontapé inicial do Brasil nos Jogos Olímpicos. Quando o relógio apontar 16h, Tamires, Debinha, Raquel e Poliana Barbosa, atletas do futebol, estarão à disposição do técnico Vadão para derrotar a China, primeira adversária na busca pelo ouro inédito no maior evento esportivo do mundo.
Como atuam fora do país, quando pisarem no gramado do Estádio Olímpico (Engenhão), todas elas sentirão novamente o gostinho de ter o apoio dos brasileiros. Além disso, também terão a oportunidade de fazer história em casa.
Para as atacantes Debinha e Raquel, inclusive, o duelo será mais especial ainda, já que ambas atualmente defendem clubes chineses. A primeira, natural de Brasópolis, no Sul de Minas, defende o Dalian Quanjian; a outra, nascida em Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, o Changchun Club.
Nascida em Caeté, também na RMBH, a lateral Tamires atualmente defende o Fortuna Hjørring, da Dinamarca. A zagueira Poliana, por sua vez, nasceu em Ituiutaba, no Sul do estado, e hoje mora na Terra do Tio Sam, onde atua pelo Houston Dash.
Após encarar as chinesas, as brasileiras terão pela frente a Suécia, três dias depois, no mesmo local. A última partida da fase de grupos será contra a África do Sul, dia 9, na Arena da Amazônia, em Manaus-AM.
Outros jogos nesta quarta-feira:
Além de Brasil e China, outras dez seleções vão a campo neste primeiro dia de competições no Rio-2106.
Também no Estádio Olímpico, Suécia e África do Sul se enfrentam às 13h. Às 15h, na Arena Itaquera, em São Paulo, o Canadá terá pela frente a Austrália. Em seguida, no mesmo local, a Alemanha não deverá ter problemas para derrotar o Zimbábue.
Em Belo Horizonte, Estados Unidos e Nova Zelândia se enfrentam às 19h, e França e Colômbia, às 22h. Os dois jogos serão no Mineirão.
Confira a lista completa da Seleção Brasileira:
Goleiras
Bárbara – Seleção permanente
Aline – Seleção permanente
Zagueiras
Mônica – Orlando Pride (EUA)
Rafaelle – Changchun Club (China)
Bruna Benites – Seleção permanente
Érika – Paris Saint-Germain (França)
Laterais
Fabiana – Dalian Quanjian (China)
Poliana – Houston Dash (EUA)
Tamires – Fortuna Hjørring (Dinamarca)
Meio-campo
Formiga – Seleção permanente
Thaisa – Seleção permanente
Andressinha – Houston Dash (EUA)
Marta – FC Rosengård (Suécia)
Atacantes
Debinha - Dalian Quanjian (China)
Cristiane – Paris Saint-Germain (França)
Andressa Alves – Barcelona (Espanha)
Bia Zaneratto – Steel Red Angels (Coreia do Sul)
Raquel – Changchun Club (China)
SUPLENTES
Luciana – Seleção permanente – goleira
Camila – Seleção permanente – lateral
Darlene – Changchun Club (China) – atacante
Thais Guedes – Steel Red Angels (Coreia do Sul) – atacante