Com Walfrido Mares Guia, Lula faz comício para petista

Lucca Figueiredo - Do Portal HD
30/08/2012 às 22:25.
Atualizado em 22/11/2021 às 00:54
 (Arquivo Hoje em Dia)

(Arquivo Hoje em Dia)

Na tentativa de promover a candidatura de Patrus Ananias (PT), o ex- presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) está em Belo Horizonte. Nesta sexta-feira (31), ele participa de um comício na Praça da Estação e a aposta dos petistas é que o evento pode representar a reação na campanha, liderada até o momento, de acordo com as pesquisas, pelo prefeito Marcio Lacerda (PSB).

Desde a noite desta quinta-feira (30), Lula está em solo mineiro. O ex-presidente se encontrou com o presidente do PSB, Walfrido Mares Guia, um dos que tentaram articular a união entre petistas e socialistas, que acabou desfeita na reta final. Por conta da situação, Walfrido chegou a afirmar em outra oportunidade que não “estava à vontade na campanha de Marcio” e não apareceu até agora nos eventos de campanha do colega de partido.

Apesar disso, Walfrido não deve acompanhar Lula na agenda nesta sexta. O ex-presidente fará logo mais, o primeiro discurso nesta eleição. Antes, vai se encontrar com 30 prefeitos mineiros para uma sessão de fotos. Ele ainda terá um almoço com cerca de 100 convidados.

Ligação com BH

A presença do presidente Lula pode fazer com que o eleitorado de Belo Horizonte preste mais atenção no programa apresentado por Patrus. Pelo menos se for levada em consideração a votação dele nos últimos anos em que disputou as eleições para presidente. Lula teve na capital a maior votação entre os candidatos.

Em 2002, ele venceu José Serra (PSDB) nos dos turnos com mais de 50% de aprovação. No segundo turno o número ficou próximo de um milhão de votos. Quatro anos depois, contra Geraldo Alckmin (PSDB), mais uma vez o petista levou a melhor nos dois turnos, com 588 mil e 848 mil votos, respectivamente.

Lula também teve boa aceitação contra Fernando Collor, em 1989, quando no segundo turno teve 740 mil votos (64% do total). Porém no duelo com Fernando Henrique Cardoso, acabou derrotado em 1994 e 1998.

© Copyright 2024Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por