O Corpo de Bombeiros atua, pelo quarto dia consecutivo, no combate ao incêndio que atinge a vegetação da Serra da Piedade, que fica em Caeté, na região metropolitana de Belo Horizonte. O Santuário Basílica Nossa Senhora da Piedade, que fica no local e permaneceu fechado à visitação no último fim de semana deverá ser reaberto na próxima quarta-feira (2).
De acordo com a Arquidiocese, que administra o ponto turístico, o local ficou fechado durante esse sábado (28) e domingo (29), devido ao trabalho dos militares. Nesta segunda e na terça-feira (1) o local permanecerá fechado, porém para trabalhos de limpeza e conservação, algo já habitual.
Nesta segunda, o Corpo de Bombeiros continua os trabalhos de combate ao incêndio. No momento os militares estão realizando o monitoramento de focos próximo a BR-381 e avaliando as formas de combate, levando em consideração a dificuldade de acesso ao local.
Em outro ponto, os bombeiros já estão realizando o rescaldo de pontos e focos de calor existentes próximos a MG-435.
Incêndios em Minas
Nesta segunda, a Serra da Piedade é apenas um dos pontos em que o Corpo de Bombeiros está atuando contra os incêndios. Até o momento, são outros 9 pontos de combate. São eles:
Parque Estadual Serra do Cabral (frente 1)
- Em andamento 5 ° dia
- Efetivo empregado: 23 integrantes
- Ações: sobrevoo de avaliação às 06:30, planejamento das ações a serem realizadas às 06:50 , início do transporte das equipes às 07:07. combate direto e indireto a ser realizado em três frentes de trabalho, objetivo principal de extinção de todos pontos de fumaça da área.
- : transporte de pessoal com o uso de aeronave, combate direto e indireto com o objetivo de eliminar os pontos de fumaça nas proximidades, monitorar as regiões de pedreira e proteger as matas e córregos.
Parque Estadual Serra do Cabral
- Em andamento: 2° dia
- Efetivo empregado: 5
- Incêndio detectado durante monitoramento da região norte, região conhecida como região da izabelzinha, combate direto às chamas iniciado com o uso de abafadores, bombas costais e soprador no dia anterior. equipe se deslocou para verificar os pontos de fumaça que carecem monitoramento na região, devido ao risco de reignição.
- Monitoramento com o objetivo de eliminar os pontos de fumaça nas proximidades, monitorar as regiões de pedreira e proteger as matas e córregos.
- Em andamento 1° dia
- Efetivo empregado
- Integrantes: 12
- : envio da equipe do 1°bbm do ponto base do rola moça para o local
- Em andamento 12° dia
- Efetivo empregado: 14 integrantes.
- Os militares ainda estão atuando e não souberam dar detalhes sobre o combate
- Em andamento: 19° dia
- Efetivo empregado: 22 bms e 8 brigadistas
- Combate região belchior, rescaldo e monitoramento região campos de fora, monitoramento pico do sol.
- Em andamento: 1° dia
- Efetivo empregado: 7 integrantes
- Não há foco de calor visível no momento .
- Brigada AMDA ficará monitorando durante o dia.
- Em andamento: 2° dia
- Efetivo empregado: 17 integrantes
- 2 aeronaves
- Em andamento: 2° dia
- Efetivo empregado: 17 integrantes
- Equipes no local às 06 horas;
- Instalação do sco e do posto de comando;
- Estudo de situação com o uso de drone;
- Lançamento das equipes para o combate.
- Em andamento: 1° dia
- Efetivo empregado: 15 integrantes.
- Incêndio em andamento no interior da uc, no município de ouro preto em local identificado como “antenas de timbopeba”. o incêndio foi detectado por um monitor ambiental no dia 28/09/2024 às 15h30min, o combate iniciado às 10h30min do dia 29/09/2024.