Fecomércio MG analisou os dados do IBGE sobre o desempenho do setor de serviços, compondo a Pesquisa Mensal de Serviços de maio (Eugênio Moraes/Arquivo Hoje em Dia)
Comerciantes de Belo Horizonte esperam lucrar, e muito, com o Dia dos Namorados, em 12 de junho. Pesquisa da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL/BH) mostrou que a data deve movimentar mais de R$ 2,15 bilhões na economia da capital mineira.
O número alegrou comerciantes de BH. Em outro levantamento feito pela entidade, 60,3% disse que acreditam que a movimentação deste ano será melhor que em 2022. Já 21% acha que será igual e 18,7% pensa que será pior. Foram ouvidos 305 comerciantes.
Para atender à demanda da data, 45,6% dos comerciantes disseram que, em comparação ao mesmo período do ano passado, irão aumentar o estoque. 39% afirma que vão manter o mesmo nível e 15,4% deve diminuir.
O otimismo dos comerciantes alegra o presidente da CDL/BH, Marcelo de Souza e Silva.
“Esse otimismo é muito positivo. É um claro sinal de que os lojistas vão investir em oferecer novidades e atrativos para o consumidor. Os empresários estão retomando a confiança na economia”, disse.
Produtos vendidos
Ainda de acordo com a pesquisa, 37% dos comerciantes acreditam que as roupas devem liderar as vendas. Em seguida aparecem calçados (19%), flores (8,9%), bolsas e mochilas (8,5%). Acessórios, chocolates e artigos de decoração estão empatados com 8,2%. Produtos personalizados (7,9%), jóias ou bijuterias (5,6%) e produtos de beleza (5,2%) completam a lista.
Existe a expectativa entre os lojistas de que os consumidores invistam, em média, R$ 181,66. O tíquete médio deste ano deverá ser 0,9% maior que o de 2022, que foi de R$ 180.
Os três itens que deverão ser mais vendidos registraram aumento no tíquete médio em comparação ao último ano. São eles:
Redes sociais
Ferramenta importante para o comércio nos dias atuais, as redes sociais devem ajudar a impulsionar as vendas. 82,3% dos comerciantes disseram que vão utilizar o Instagram. Já 72,8% irão apostar no WhatsApp e Facebook (16,7%), Tik Tok (1%) e tráfego pago (0,3%). As demais estratégias adotadas serão decoração da vitrine (31,1%), site da empresa (29,2%), boca a boca (13,1%), carro de som (1%).