Mais que ano passado

Comércio de BH espera movimentar mais de R$ 2,15 bilhões com o Dia dos Namorados

Pedro Faria
pfaria@hojeemdia.com.br
01/06/2023 às 12:53.
Atualizado em 01/06/2023 às 13:55
Fecomércio MG analisou os dados do IBGE sobre o desempenho do setor de serviços, compondo a Pesquisa Mensal de Serviços de maio (Eugênio Moraes/Arquivo Hoje em Dia)

Fecomércio MG analisou os dados do IBGE sobre o desempenho do setor de serviços, compondo a Pesquisa Mensal de Serviços de maio (Eugênio Moraes/Arquivo Hoje em Dia)

Comerciantes de Belo Horizonte esperam lucrar, e muito, com o Dia dos Namorados, em 12 de junho. Pesquisa da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL/BH) mostrou que a data deve movimentar mais de R$ 2,15 bilhões na economia da capital mineira.

O número alegrou comerciantes de BH. Em outro levantamento feito pela entidade, 60,3% disse que acreditam que a movimentação deste ano será melhor que em 2022. Já 21% acha que será igual e 18,7% pensa que será pior. Foram ouvidos 305 comerciantes.

Para atender à demanda da data, 45,6% dos comerciantes disseram que, em comparação ao mesmo período do ano passado, irão aumentar o estoque. 39% afirma que vão manter o mesmo nível e 15,4% deve diminuir. 

O otimismo dos comerciantes alegra o presidente da CDL/BH, Marcelo de Souza e Silva.

“Esse otimismo é muito positivo. É um claro sinal de que os lojistas vão investir em oferecer novidades e atrativos para o consumidor. Os empresários estão retomando a confiança na economia”, disse.

Produtos vendidos

Ainda de acordo com a pesquisa, 37% dos comerciantes acreditam que as roupas devem liderar as vendas. Em seguida aparecem calçados (19%), flores (8,9%), bolsas e mochilas (8,5%). Acessórios, chocolates e artigos de decoração estão empatados com 8,2%. Produtos personalizados (7,9%), jóias ou bijuterias (5,6%) e produtos de beleza (5,2%) completam a lista. 

Existe a expectativa entre os lojistas de que os consumidores invistam, em média, R$ 181,66. O tíquete médio deste ano deverá ser 0,9% maior que o de 2022, que foi de R$ 180. 

Os três itens que deverão ser mais vendidos registraram aumento no tíquete médio em comparação ao último ano. São eles:

  • Roupas: R$ 221,62 (aumento de 50,8%)
  • Calçados: R$ 228,47 (aumento de 51,3%)
  • Flores: R$ 102,58 (aumento de 2,6%)

Redes sociais

Ferramenta importante para o comércio nos dias atuais, as redes sociais devem ajudar a impulsionar as vendas. 82,3% dos comerciantes disseram que vão utilizar o Instagram. Já 72,8% irão apostar no WhatsApp e Facebook (16,7%), Tik Tok (1%) e tráfego pago (0,3%). As demais estratégias adotadas serão decoração da vitrine (31,1%), site da empresa (29,2%), boca a boca (13,1%), carro de som (1%). 

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