(Reprodução/OAB-MG)
Uma carta de princípios sobre o combate às fake news e as práticas de desinformação foi lançada nesta semana pela Comissão de Defesa da Liberdade de Expressão da Ordem dos Advogados do Brasil de Minas Gerais (OAB-MG).
O lançamento ocorreu durante um evento realizado na segunda-feira (30), na sede da Ordem, em Belo Horizonte, e faz parte do projeto “ Múltiplas Vozes, Diversas Perspectivas”.
A medida, conforme informou o presidente da OAB-MG, Sérgio Leandro, leva em consideração que o órgão estará vigilante e agirá para garantir que, durante o ano eleitoral, a população tenha acesso à informação “para que possa decidir livremente os candidatos e exercer o direito ao voto”.
“A OAB Minas não se omitirá na defesa da liberdade de expressão, na defesa da liberdade de imprensa, diante de ataques e da violência contra profissionais e no combate às fake news e às práticas de desinformação", concluiu.
Já o presidente da comissão, Humberto Lucchesi, considera que a intolerância e o discurso de ódio que compreende as fake news colocam em “xeque” os limites e os contornos da liberdade de expressão. Dessa forma, ele acredita ser compromisso do grupo “aprofundar e discutir” sobre o assunto, para que seja possível aproximar “discursos e visões diferentes de mundo e mostrar que o diálogo responsável, consciente, democrático, livre, aberto e plural é algo indispensável para a evolução da sociedade”.