Como emudecer a cantoria do freio?

14/07/2016 às 06:00.
Atualizado em 16/11/2021 às 04:17

Leitor da coluna diz que, ao pisar no freio, vem um assovio lá das rodas. Já foi duas vezes à oficina e o mecânico já fez de tudo: lixou a pastilha, arredondou as quinas e outras tentativas, todas frustradas. A cantoria não termina.

Pois então, vai aqui uma dica quase infalível que até mesmo alguns especialistas no assunto desconhecem, pois esta cantoria, ao contrário do que quase todos imaginam, nem sempre é provocada pelo atrito entre as pastilhas e os discos de freio. E por isso não adianta lixar as pastilhas.

Este ruído é realmente provocado pela pastilha, mas não pelo atrito com o disco, mas pela vibração provocada por este atrito. Ao vibrar, sua parte traseira, dentro da pinça do freio, está encostada em um pistão. Exatamente aquele que a empurra contra o disco e, assim, se reduz a velocidade do carro.

Ora, é justamente essa vibração da pastilha contra o pistão que tem uma frequência e amplitude tais que, em geral, provocam este desagradável assovio. Este fenômeno foi longamente pesquisado pelos engenheiros da indústria automobilística e muito se “apanhou” até sua descoberta.

A solução é simples: basta isolar a pastilha do tal pistãozinho para evitar a vibração provocada pelo contato entre os dois. Problema resolvido com a aplicação de uma resina protetora aplicada na traseira da pastilha. Essa resina absorve a vibração e anula a “cantoria”.

Mas por que só alguns carros assoviam? Porque a maioria dos mecânicos desconhece a função desta resina, acha que ela é aplicada somente para proteger a pastilha na embalagem, até o momento de ser utilizada. E a retiram.

Mas como corrigir este problema num carro que já teve a resina retirada pelo mecânico?

Basta isolar a traseira da pastilha, aplicando ali um disquinho de feltro ou um pedaço de pano bem fininho para eliminar a vibração e emudecer o freio “lírico”.

© Copyright 2025Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por