Como ter uma ideia viável?

22/08/2017 às 22:08.
Atualizado em 15/11/2021 às 10:13

Em 2015, de acordo com um estudo do Global Entrepreneurship Monitor (GEM), a maioria dos empreendedores – 56% – que abriu ou que estão prestes a abrir um negócio estão fazendo isso não por necessidade de sobrevivência, o que seria totalmente compreensível tendo em vista o momento de crise pelo qual nossa economia passa, mas porque encontraram uma oportunidade.  

Mas muita gente encontra a oportunidade e não consegue colocar a ideia em prática. E é exatamente isso que eu vou ensinar abaixo.

Alguém está resolvendo esse problema?

Nas conversas que tenho com quem está pensando em ter seu próprio negócio, uma das perguntas mais comuns é a seguinte: quero empreender, mas não sei por onde começar. Basicamente, tudo o que você precisa para ter uma ideia viável que o leve a abrir uma empresa é, em primeiro lugar, pensar em um problema que ninguém está resolvendo ainda.

No caso da Singu, a ideia surgiu quase sem querer. Em uma sexta-feira, minha namorada me mandou uma foto das unhas dela, que estavam desfeitas, lamentando que a manicure que prestava serviços no escritório dela não poderia comparecer naquele dia. Olhando a mensagem, tive o insight de negócio. Percebi que havia um mercado enorme de prestadores de serviços de beleza que atendem nas casas ou nos escritórios das pessoas, mas ninguém (ainda) tinha criado um jeito de unificar todos esses profissionais e conectá-los com os clientes.

A ideia se sustenta?

Ter uma solução para um problema que ainda não foi resolvido é o primeiro ponto para empreender. No entanto, não adianta nada ter uma ideia milagrosa se ela não parar em pé. Por isso, mais importante do que ter um insight que parece genial é conseguir validá-lo rapidamente para colocá-lo em prática. Muitas vezes, é claro, você vai ter que bancar a sua ideia e ir contra todo mundo que diz que a coisa não vai virar – como eu fiz, com a Easy Taxi. Mas existe uma linha muito tênue entre o delírio e a genialidade. Não há mãe que ache seu filho feio e essa mesma regra geralmente se aplica ao mundo das ideias.

Por isso, não tenha medo de compartilhar aquilo que você imaginou porque acha que alguém pode roubar o seu insight. Ideia não tem dono! No geral, as pessoas têm mais o que fazer do que ficar roubando ideias alheias – é muito difícil que alguém pare o que está fazendo só para tocar a ideia de outra pessoa. Então, compartilhe!


 

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