Comunidades rurais apresentam demandas em reunião de conselho

Jornal O Norte
06/09/2005 às 11:34.
Atualizado em 15/11/2021 às 08:51

O CMDRS - Conselho municipal de desenvolvimento rural sustentável de Montes Claros, sob a presidência do secretário municipal de Agricultura e Abastecimento, Osmani Barbosa Neto promoveu reunião na manhã da última quinta-feira com a presença de líderes comunitários rurais e de técnicos de instituições públicas.

Na pauta, palestras sobre Educação fiscal, pelo representante da Receita estadual, Charles Dias Leite Júnior; Cidadão nota dez, por Carlos Fernando Amaral, do Idene - Instituto de desenvolvimento do Norte de Minas; campeonato rural de futebol, por Eustáquio Filocre Saraiva, da secretaria municipal de Esportes; e Projeto MDS, para melhoria das feiras livres nos bairros, das hortas e derivados da agricultura familiar, do viveiro de mudas e aquisição de câmara fria para resfriamento e conservação do pequi no perímetro urbano; apresentação do regimento interno e assuntos gerais.

O pequeno produtor Braulino Caetano dos Santos, da comunidade de Abóboras, presidente do Centro de agricultura alternativa do Norte de Minas, reivindicou a valorização do futebol, promovendo o lazer no campo através da implantação de um campeonato inter-clubes.

O representante do Programa cidadão nota dez, Carlos Fernando Amaral anunciou o início da terceira fase do programa, voltada exclusivamente para a zona rural de Montes Claros. Gustavo Mameluque, também representando a Receita estadual, explicou sobre a necessidade de os produtores rurais terem a inscrição estadual, importante instrumento para se conseguir os benefícios do governo do estado.

Eustáquio Filocre Saraiva apresentou a proposta de torneios regionais, através do Campeonato rural de futebol. Os representantes comunitários apresentaram pedido de aumento do número de técnicos para fazer o cadastramento do Programa de agricultura familiar, junto ao BNB - Banco do Nordeste do Brasil. Esses técnicos estão lotados na Emater, escritório de Montes Claros, e na secretaria municipal de Agricultura e Abastecimento.

Segundo o secretário Osmani Barbosa Neto, só neste ano já foram entregues mais de 600 cheques do Pronaf - Programa nacional de agricultura familiar.

- Queremos ultrapassar os mil cheques, até o final de 2005 - conclui.

© Copyright 2024Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por