Estudantes de escolas públicas e particulares podem participar; inscrições vão até 1º/7
Brincadeira em local inadequado pode causar prejuízos e até acidentes graves caso pipa atinja a rede elétrica (Arquivo/Agência Brasil)
Conscientizar crianças e adolescentes sobre os riscos de acidentes de origem elétrica e criar multiplicadores para disseminar o tema na sociedade. Essas são as diretrizes da 13ª edição do Concurso Nacional Abracopel de Redação, Desenho e Vídeo - Etapa Regional da Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade (Abracopel). As inscrições podem ser feitas por jovens de todo o país até 1º de julho.
Podem participar instituições públicas e privadas e alunos matriculados regularmente, com idades de 6 a 18 anos. Nesta edição, o tema das produções será "Eletricidade com Segurança". Mais informações no site da Abracopel. No ano passado, a organização da Associação recebeu a inscrição de 13.721 participantes de 324 escolas, em 20 estados.
Lauro Cesar Cota, técnico de Segurança da Cemig, enfatiza a importância da segurança no uso da energia elétrica e destaca a iniciativa como um meio de disseminar esse valor na sociedade.
"O sucesso dessa parceria está na capacidade de envolver crianças e jovens, permitindo que eles compreendam os riscos associados ao uso da energia elétrica e aprendam a controlá-los. Dessa forma, essa conscientização sobre os perigos elétricos é fundamental para garantir um futuro sem acidentes e os impactos sociais negativos que eles podem acarretar", diz.
Os vencedores de cada categoria serão premiados conforme abaixo:
1º lugar
Aluno: Um tablet, troféu e certificado impresso.
Professor: Um tablet, troféu e certificado impresso.
Escola: Troféu e certificado impresso.
2º ao 20º lugares
Alunos: medalha de menção honrosa, certificado on-line
Professores: medalha de menção honrosa, certificado on-line
Escolas: certificado on-line
Mais informações sobre o concurso podem ser obtidas no site da Abracopel.