O comércio varejista acumula alta de 1,8% no ano e de 1,7% em 12 meses (Marcelo Camargo-Agência Brasil)
O Índice de Confiança do Consumidor (ICC), medido pela Fundação Getulio Vargas (FGV), caiu 1,5 ponto de março para abril. Com o resultado, o indicador recuou para 89,5 pontos, em uma escala de zero a 200, o menor patamar desde outubro do ano passado (85,4 pontos).
É a terceira queda mensal consecutiva do indicador, que acumula perda de 7,1 pontos no período.A queda de abril foi provocada pelas estimativas em relação aos próximos meses, medidas pelo Índice de Expectativas, que recuou 2,7 pontos, para 98,7 pontos, a terceira queda consecutiva. O otimismo com relação à evolução da economia caiu 2,9 pontos.
Já a confiança no presente, medida pelo Índice de Situação Atual (ISA), subiu 0,5 ponto, para 77,1 pontos. O grau de satisfação com as finanças familiares subiu 2,3 pontos.
De acordo com a pesquisadora da FGV Viviane Seda Bittencourt, a queda da confiança dos consumidores está relacionada “à decepção com a lenta recuperação econômica e a manutenção de níveis elevados de incerteza”.
Leia mais:
Após liberação de reajuste, usuários reclamam de limitação na compra de passagens do metrô de BH
IBGE: alta da gasolina em março foi realinhamento após 4 meses de queda
Inadimplência entre belo-horizontinos cresce em comparação a março de 2018, aponta CDL-BH