(Pixabay/Divulgação)
Com a crise econômica, muitos empresários viram o faturamento encolher e foram obrigados a rever custos e gastos para não fechar as portas. E para ajudar esses empresários, o Hoje em Dia listou nove dicas, que passam basicamente pela mudança de comportamento.
Confira então as dicas que podem ajudar você a reduzir os custos da sua empresa sem comprometer a eficiência do negócio:
1) Reduza gastos com luz, telefone e papel
O gasto com energia pode ser reduzido, dando preferência à luz natural, abrindo as janelas, por exemplo, ou ainda com a simples troca de lâmpadas incandescentes por LED. Outras dicas são: evitar equipamentos em stand by e instalar equipamentos de ar-condicionado com tecnologia Invert. Os custos com telefone podem ser reduzidos por meio da contratação de pacotes de novos planos corporativos ou da utilização de aplicativos de internet. Já o papel pode ser impresso em frente e verso ou você pode fazer a opção pelo envio de documentos por aplicativos, e-mails ou nuvem.
2) Procure planejar as compras de acordo com o giro das vendas
A baixa rotatividade de estoque deve ditar o ritmo também das compras. A implantação de um sistema de controle de estoques pode ajudar.
3) Avalie seus gastos com fornecedores e bancos
Analise como está a prática de negociação com seus fornecedores, reavalie contratos, renegocie. Faça um levantamento do que é gasto com tarifas bancárias, pesquise as taxas em outras instituições financeiras e renegocie.
4) Planeje de forma consciente
Crie e estimule metas mensais, semestrais ou anuais palpáveis e que possam ser alcançadas. Realize análises e pesquisas sobre o seu negócio, faça comparação com outras empresas do mesmo segmento.
5) Fique atento ao excesso de controle
É preciso controlar o que é essencial para a empresa. O custo do controle não pode ser maior que a realização da atividade. Por isso, é preciso implantar processos que possam ser medidos e que tragam resultados eficientes.
6) Leve em consideração os custos com uma demissão ou contratação
Veja se é essencial contatar novos funcionários ou se é melhor terceirizar. Em caso de demissão, levante todos os custos envolvidos e verifique se será realmente vantajoso. Considere o tempo que ficará sem o funcionário e o período de adaptação do novo contratado.
7) Reduza custos com logística e fretes
Ao negociar a compra de uma mercadoria, leve em consideração não somente o preço do produto, mas também do seu frete, que poderá encarecer a mercadoria adquirida.
8) Reduza gastos com copos descartáveis
A pausa para o cafezinho e para a água favorece o uso de copos plásticos descartáveis. Uma solução criativa e ambientalmente correta é incentivar seus funcionários a utilizarem canecas individuais e personalizadas.
9) Faça adesão ao regime de tributação mais adequado para a sua empresa
Faça uma simulação nos regimes de tributação Lucro Presumido, Lucro Real ou Simples Nacional e apure a opção que resulte em uma menor carga tributária. Um contador ou o Sebrae podem ajudar na simulação.
Fonte: Sebrae Minas