Confira as notícias com maior repercussão no mês de outubro

Hoje em Dia
27/12/2015 às 13:40.
Atualizado em 17/11/2021 às 03:28

HORIZONTES

Mesmo com estiagem, dengue avança em Minas

Com a falta de chuva em Minas Gerais, esperava-se que a dengue recuasse consideravelmente. Porém, tem ocorrido justamente o contrário neste ano. De janeiro a setembro, houve 127,2 mil registros confirmados da doença, um aumento de 165% em relação ao mesmo período do ano passado (47,9 mil). Uma das justificativas para a elevação está no armazenamento de água feito por muita gente para escapar da crise hídrica. Em Governador Valadares (Leste de Minas), por exemplo, em quatro bairros da cidade com maior índice de infestação de larvas do mosquito transmissor, a maioria dos focos (52%) estava concentrada em tinas, tonéis e tambores usados pela população para guardar água. Em BH, o número de doentes avançou 56% nos nove primeiros meses de 2015, em relação ao mesmo período do ano anterior. A região com maior incidência foi a Norte, seguida da Noroeste e do Barreiro. Em toda a cidade, cerca de 80% dos focos do mosquito estão nos domicílios. Na época, a Secretaria de Estado de Saúde informou que estimularia a elaboração dos planos de contingência municipais para o enfrentamento da doença em Minas.

Leia mais

MUITO CALOR - Em 16 de outubro, a capital mineira atingia a maior temperatura já registrada em sua história. O recorde aconteceu por volta das 14h, quando os termômetros chegaram aos 37,4ºC, na estação de medição da Pampulha.
 

Leia mais

PRIMEIRO PLANO

Secretário da fazenda condenado


A Justiça Federal condenou, em primeira instância, o atual secretário de Estado da Fazenda do governo de Minas Gerais, José Afonso Bicalho, por gestão temerária na época em que era diretor-presidente do banco Bemge (1995 a 1998) e quando conduziu o processo que culminou na privatização da instituição financeira.

A sentença da juíza da 4ª Vara Federal de BH, Camila Franco e Silva Velano, o condena a cinco anos e oito meses de reclusão em regime semiaberto. Cabe recurso da sentença. O secretário recorre em liberdade.

Acrônimo

A PF concluiu que a campanha do governador Fernando Pimentel custou mais do que o declarado à Justiça Eleitoral e atribuiu ao petista o crime de falsidade ideológica para fins eleitorais, segundo relatório da operação Acrônimo, obtido pelo Hoje em Dia.

Leia mais
 
8,9 BILHÕES

É o déficit do orçamento  mineiro previsto para 2016, conforme anunciado pelo Estado

UNAÍ - O fazendeiro Norberto Mânica foi condenado a 100 anos de prisão pelo assassinato de quatro funcionários do Ministério do Trabalho e Emprego. O crime, que ficou conhecido como Chacina de Unaí, ocorreu em 2004.

DILMA - A presidente Dilma Rousseff (PT) sofre a primeira grande derrota do ano. O Tribunal de Contas da União decide reprovar as contas da petista referentes a 2014. O motivo foram as "pedaladas fiscais".

ALMANAQUE

Grandes eventos - De 7 a 12, o "Eletronika" foi realizado na Praça da Liberdade. No dia 24, foi a vez de Los Hermanos e Patu Fu lotarem a Esplanada do Mineirão

Esperado - No dia 21, os fãs do filme "De Volta para o Futuro 2" relembraram a viagem de Marty McFly

ESPORTES

SADA/CRUZEIRO - Se dentro de campo os torcedores do Cruzeiro não tiveram muito o que comemorar em 2015, os meninos do vôlei se superaram. No dia 31 de outubro, o Sada/Cruzeiro conquistou o bicampeonato mundial ao bater o todo poderoso Zenit Kazan, da Rússia, por 3 sets a 1, em Betim.

 

 

© Copyright 2024Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por