Conheça Camarões, o último adversário do Brasil na fase de Grupos

Wallace Graciano - Enviado Especial
23/06/2014 às 08:00.
Atualizado em 18/11/2021 às 03:06
 (Vanderlei Almeida)

(Vanderlei Almeida)

Os leões se tornaram presas fáceis. Antes apontada como páreo duro para a Seleção Brasileira na Copa do Mundo, a seleção de Camarões chegou à última rodada do Grupo A da Copa do Mundo já eliminada e sem mostrar muita vontade de atrapalhar o trajeto canarinho rumo ao primeiro lugar da chave. O próprio técnico da equipe, o alemão Volker Finke, assumiu, no domingo (22), que tem problemas para motivar seus jogadores para o confronto contra o Brasil.

Motivação, por sinal, é a palavra que falta aos africanos desde a reta final da preparação para a Copa do Mundo. A Seleção começou a se desestabilizar quando surgiram rumores de que haveria uma rebelião liderada por atletas insatisfeitos com a premiação oferecida pela Federação Camaronesa de Futebol (Fecafoot).  Chegou-se a cogitar uma greve geral, mas o impasse foi resolvido com um bônus da entidade.

Apesar do aumento na premiação, os “Leões Indomáveis” não corresponderam em campo no Mundial. Foram facilmente envolvidos pelo México, em sua estreia na Copa do Mundo, quando saíram de campo derrotados pelo placar mínimo. Na partida seguinte,  foram goleados pela Croácia por 4 a 0. Nesse jogo contra os bálcãs, Assou-Ekotto e Moukandjo se desentenderam quando a bola ainda estava rolando, protagonizando uma cena lamentável.

Para piorar a situação, Camarões não deverá contar com sua principal estrela, o atacante Samuel Eto’o. Com lesão no joelho direito, é provável que o goleador só entre alguns minutos na partida, ainda assim para se despedir das Copas do Mundo. Outra ausência sentida será a do volante  Song, do Barcelona, que foi expulso ainda no primeiro tempo do embate contra a Croácia. Sem seus dois destaques e com uma equipe rachada, é difícil apontar bons prognósticos para os camaroneses no confronto de logo mais.

Retrospecto

Brasil e Camarões se enfrentaram quatro vezes com suas equipes principais. Na primeira, em 1994, uma doce lembrança para o time canarinho. Vitória por 3 a 0 na fase de grupos da Copa do Mundo em que Romário e companhia trariam o tetracampeonato.  Dois anos depois, outro triunfo, desta vez por 2 a 0, em um amistoso realizado em Curitiba.

Em 2001, o placar se repetiu no duelo válido pela Copa das Confederações. Dois anos mais tarde, foi a vez dos Leões Indomáveis darem o troco na mesma competição ao baterem o Brasil pelo placar mínimo.

A derrota mais amarga, porém, ocorreu com os selecionados olímpicos. Em 2000, Eto’o fazia parte da equipe camaronesa que despachou o Brasil nas quartas de final do torneio de Sidney. Naquela partida, os “Leões Indomáveis” estavam com dois atletas a menos em campo quando venceram o Brasil na prorrogação por morte súbita. Eles viriam a faturar o ouro olímpico no final do certame.

Raio X

Provável escalação: Itandje, Nyom, Matip, Nkoulou, Bédimo; Enoh, Nguémo, Mbia; Choupo-Moting, Moukandjo e Aboubakar. Técnico: Volker Finke

Ponto forte

Vitalidade. Ainda que desestimulada, Camarões é uma equipe que pode dar trabalho ao Brasil pelo vigor físico, principalmente dos homens de frente, que aliam velocidade e força.

Ponto fraco

União. O elenco de Camarões deixou de lado o âmbito esportivo e se preocupou com outros fatores durante a preparação para o Mundial. O resultado não poderia ser diferente. É uma equipe fragmentada.

Olho nele

Aboubakar. Sem Eto’o, é a principal referência dos “Leões Indomáveis”. Tem a força de um centroavante e a movimentação de ponta. Pode dar trabalho.

Retrospecto em Copas do Mundo

Participações - 7
Melhor colocação – Quartas de final em 1990
Jogos – 20           
Vitórias - 4
Empates - 7
Derrotas - 9
Gols pró - 17           
Gols contra - 34
Artilheiro – Roger Milla (1982, 1990 e 1994) – 5 gols
Quem mais jogou – Francois Omam-Biyik (1990, 1994 e 1998) – 11 jogos

Como chegou ao Brasil

Líder do Grupo I das Eliminatórias Africanas, bateu a Tunísia na fase final.

Campanha nas eliminatórias

Jogos - 8
Vitórias - 5
Empates - 2
Derrotas - 1
Gols pró - 12
Gols contra - 4

© Copyright 2024Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por