Conmebol reconhece a Chapecoense como campeã da Copa Sul-Americana

Da Redação*
esportes@hojeemdia.com.br
05/12/2016 às 15:32.
Atualizado em 15/11/2021 às 21:57

A Confederação Sulamericana de Futebol (Conmebol) reconheceu nesta segunda-feira (5) por meio do seu site oficial, a Chapecoense como campeã da Copa Sul-Americana de 2016. No comunicado, a entidade reconhece também o Club Atlético Nacional de Medellín receberá todas as honras de vice-campeã além do prêmio de Fair Play da entidade. 

A decisão foi tomada após reunião do Conselho da Conmebol e levou em consideração a vontade do clube colombiano que,logo no dia após a tragédia que vitimou 71 pessoas, enviou um ofício ao presidente da Conmebol, Alejandro Domínguez, convidando a entidade a entregar o título para a equipe brasileira.

A Chape receberá todas as considerações que o time campeão têm direito. A premiação total da equipe que passou por Cuiabá, Independiente-ARG, Júnior de Barranquilla-COL e San Lorenzo-ARG vai ser de 3,6 milhões de dólares. Além disso, a equipe tem uma vaga garantida na próxima Copa Libertadores, na disputa da Recopa Sulamericana e na Copa Suruga.

O Atlético Nacional ganhará o dinheiro destinado ao vice campeão do torneio (cerca de 1 milhão de dólares). O clube colombiano também ganhará o prêmio de Fair Play da Confederação sulamericana, o que lhe renderá mais um milhão de dólares. Em comunicado, a Conmebol afirma que a razão dos verdolagas serem premiados foi em função de mostrarem "espírito de paz, compreensão e jogo limpo", juntos ao respeito e toda consideração ao clube brasileiro.

A final seria disputada nos dias 30 de novembro e 7 de dezembro, em Medellin e Curitiba, respectivamente. A Chapecoense havia chegado a primeira final internacional da sua história e o Atlético Nacional buscava o primeiro título da Copa Sulamericana. 

*Colaborou Leonardo Parrela

© Copyright 2024Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por