Consciência Negra

20/11/2018 às 06:00.
Atualizado em 28/10/2021 às 01:54

A Câmara dos Deputados promove hoje, Dia da Consciência Negra, o seminário “Mulheres Negras Movem o Brasil: visibilidade e oportunidade”. O evento abre os “16 dias de ativismo pelo fim da violência contra as mulheres”, uma campanha internacional que ocorre todos os anos, entre 25 de novembro (Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra as Mulheres) e 10 de dezembro (Dia Internacional dos Direitos Humanos).
 
Mulheres negras
De acordo com os dados de 2015, extraídos do Retrato das Desigualdades de Gênero e Raça, as mulheres negras no Brasil são 55,6 milhões, chefiam 41,1% das famílias negras e recebem, em média, 58,2% da renda das mulheres brancas. No quadro diretivo das maiores empresas no Brasil, as negras são apenas 0,4% das executivas – apenas duas em um total de 548 executivos e executivas.
 
Há vagas
Cerca de 434 mil vagas temporárias devem ser abertas até dezembro, nos setores da indústria, comércio e serviços, em decorrência do aumento das vendas para o Natal e Ano Novo. A estimativa, divulgada pela Associação Brasileira do Trabalho Temporário, também prevê que o crescimento para esse tipo de vaga é de 10% em relação ao mesmo período de 2017.
 
Fim da parceria
Após o Ministério da Saúde Pública de Cuba anunciar que vai deixar o programa Mais Médicos, o Ministério da Saúde informou que vai lançar nos próximos dias um edital para convocar médicos que queiram ocupar as vagas deixadas pelos profissionais cubanos. O governo de Havana atribuiu a decisão de deixar o programa a declarações ameaçadoras e depreciativas do presidente eleito, Jair Bolsonaro.
 
Escravos cubanos
Sobre o assunto, Jair Bolsonaro disse no domingo que o presidente Michel Temer está tratando da questão da saída dos médicos cubanos do programa e afirmou que será necessário avaliar os casos das centenas de municípios que ficarão sem profissionais, pois, segundo ele, alguns dispensaram seus médicos para receber um profissional com o custo assumido pelo governo federal.

© Copyright 2024Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por