Ordem de serviço para estudos de implantação do sistema foi assinada ontem
(Divulgação/PBH)
A implantação do sistema BRT (Move) na avenida Amazonas prevê intervenções em cerca de 39 km da via, uma das principais de Belo Horizonte, além da construção de uma estação de integração no bairro Gameleira, região Oeste da cidade. Ordem de serviço que dá início aos estudos de implantação do sistema foi assinada nesta quarta-feira (19) pelo prefeito Fuad Noman. O início das obras depende da finalização desta etapa, que deve durar 2 anos e meio.
Fuad Noman ainda detalhou que o sistema de transporte funcionará em pista e faixa exclusiva à esquerda tanto na Amazonas quanto na avenida Olegário Maciel, e à direita em vias da região do Barreiro e de Contagem, na Região Metropolitana de BH.
No total serão 39,67 km de tratamento de vias ao longo dessas avenidas. Na Amazonas e na Olegário Maciel serão construídas estações de transferência, similares às existentes nos corredores das avenidas Antônio Carlos, Cristiano Machado, Paraná e Santos Dumont. Além disso, uma nova estação de integração será implantada na interseção das avenidas Amazonas e Teresa Cristina.
O objetivo, segundo a PBH, é melhorar o desempenho operacional do transporte coletivo na região. Entre os beneficios e resultados esperados estão: