Pista e faixas exclusivas

Construção de nova estação do Move na avenida Amazonas só começa em 2026

Ordem de serviço para estudos de implantação do sistema foi assinada ontem

Pedro Melo
pmelo@hojeemdia.com.br
19/06/2024 às 14:55.
Atualizado em 19/06/2024 às 18:58
 (Divulgação/PBH)

(Divulgação/PBH)

A implantação do sistema BRT (Move) na avenida Amazonas prevê intervenções em cerca de 39 km da via, uma das principais de Belo Horizonte, além da construção de uma estação de integração no bairro Gameleira, região Oeste da cidade. Ordem de serviço que dá início aos estudos de implantação do sistema foi assinada nesta quarta-feira (19) pelo prefeito Fuad Noman. O início das obras depende da finalização desta etapa, que deve durar 2 anos e meio. 

Fuad Noman ainda detalhou que o sistema de transporte funcionará em pista e faixa exclusiva à esquerda tanto na Amazonas quanto na avenida Olegário Maciel, e à direita em vias da região do Barreiro e de Contagem, na Região Metropolitana de BH.

No total serão 39,67 km de tratamento de vias ao longo dessas avenidas. Na Amazonas e na Olegário Maciel serão construídas estações de transferência, similares às existentes nos corredores das avenidas Antônio Carlos, Cristiano Machado, Paraná e Santos Dumont. Além disso, uma nova estação de integração será implantada na interseção das avenidas Amazonas e Teresa Cristina.

O objetivo, segundo a PBH, é melhorar o desempenho operacional do transporte coletivo na região. Entre os beneficios e resultados esperados estão:  

  • Garantir prioridade no sistema viário ao transporte coletivo
  • Aumentar a velocidade operacional dos ônibus
  • Diminuir o tempo do passageiro dentro do veículo
  • Melhorar a segurança nas travessias de pedestres
  • Permitir maior fluidez na circulação viária para os ônibus
  • Racionalizar a operação com a otimização da frota
  • Reduzir os custos do transporte público
  • Facilitar a integração com os outros modos de transporte
  • Compartilhar os espaços da cidade de forma justa e racional
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