Cooperativa mineira de crédito se prepara para atender mais clientes

Jornal O Norte
10/04/2007 às 09:22.
Atualizado em 15/11/2021 às 08:01

A Cooperativa de Crédito de São Roque de Minas vai investir R$ 1,071 milhão na construção de sede e desenvolvimento de infra-estrutura. O montante é proveniente de convênio assinado, na última semana, entre o BNDES- Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social e a cooperativa em Brasília. Com a nova sede, a cooperativa poderá ampliar em 66% o número de atendimentos em dez anos, alcançando cerca de 10,5 mil pessoas.

Estavam os presentes, durante a assinatura do convênio, o presidente do Sebrae, Paulo Okamotto, o diretor da Área Social do BNDES, Elvio Gaspar, e o diretor de Administração e Finanças do Sebrae Nacional, Carlos Alberto dos Santos, entre outras autoridades.

- Criamos um ciclo virtuoso de crescimento e, com espaço físico adequado, incrementaremos novas carteiras de projetos, mais oportunidades de captação de poupanças e investimentos para alternativas de crescimento, geração de emprego, renda e desenvolvimento - afirmou o diretor-presidente da cooperativa, João Carlos Leite.

A operação faz parte do Proinco - Programa de investimentos coletivos produtivos. Segundo o diretor do BNDES, a resposta para as transformações socioeconômicas brasileiras está na criação de oportunidades para micro e pequenas empresas.

- É na escala dos pequenos negócios que se desenvolve a economia, disse Gaspar. E acrescentou: Por isso estamos buscando parcerias e construindo mecanismos para nos aproximar de pequenas empresas.

Além de oferecer crédito aos associados, a cooperativa atua como banco, operando diversos produtos e serviços financeiros, como depósitos, aplicações, pagamento de tributos, transferências, cobranças, ordens de pagamento e poupança. No papel de agente financeiro, declarou Okamotto, a cooperativa de São Roque tem grande destaque. A idéia é que casos como este se repitam por todo o País, disse o presidente do Sebrae.

O diretor Carlos Alberto dos Santos acredita que, assim como a Cooperativa de São Roque de Minas, outras milhares de comunidades da zona rural também são grandes potenciais para colaborar no desenvolvimento local. Para ele, a organização é um exemplo de como o cooperativismo de crédito está voltado aos pequenos negócios no campo e na cidade.

Desde 1991, a cooperativa atua como agente promotor de desenvolvimento da região do Alto São Francisco, no nordeste de Minas Gerais. Hoje, atua em quatro municípios e atende cerca de 6,2 mil cooperados. Em 2006, foram realizadas aproximadamente 3,8 mil operações de crédito, totalizando RS$ 20,94 milhões, apresentando uma média anual de crescimento de 8,85%.

© Copyright 2024Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por