(Divulgação)
Andar de Uber ou de táxi em Belo Horizonte vai custar a mesma coisa. Pelo menos essa é a promessa de algumas cooperativas, que estão oferecendo desconto de até 30% para 'bater de frente' com o mais famoso aplicativo de transporte alternativo do mundo.
O 99Taxis, por exemplo, anunciou nesta semana que os belo-horizontinos já podem solicitar um carro pagando mais barato pela corrida. A Easy também disponibilizou a promoção para todos os passageiros cadastrados. Ambos apps dão 30% de desconto. A Coopertáxi não ficou para trás, mas concede desconto um pouco menor, de 20%.
Para não perder a clientela, alguns pontos de táxi entraram na onda. É o caso do Santatáxi, no bairro Santa Tereza, região Leste da capital. Lá, os motoristas aderiram ao movimento e concedem 20% de desconto em todas as chamadas pelo telefone. Para usufruir do benefício, a corrida tem que ser superior a R$ 10.
Com a novidade, passageiros que não se imaginavam voltando a solicitar um táxi já começam a rever a decisão. É o caso do advogado Sinval de Oliveira Júnior, de 28 anos. Desde o lançamento do Uber, o app tornou-se a única escolha dele, por uma "série de comodidades, além do preço mais baixo", como definiu.
"Não preciso estar com o cartão de crédito em mãos para fazer o pagamento. Poder consultar a rota que vai ser feita, o valor que será cobrado e receber o e-mail com a confirmação da taxa também facilitam. Além disso, os motoristas são mais receptivos e oferecem água e bala", listou.
Ao saber dos descontos que passaram a ser disponibilizados pelos apps de táxi, Oliveira Júnior não descartar solicitar o antigo serviço. "Quando os táxis não tinham concorrência, não se preocupavam com isso. Eles tiveram que se adaptar para não perder mais clientes", analisou.
Promoção
Simulação de corrida feita pela reportagem
Para utilizar os descontos nos apps de táxis, os passageiros devem ficar atentos. Em todos eles há pelo menos duas opções: com ou sem desconto. O cliente deve clicar no botão que oferece o benefício. Caso contrário, a corrida sairá com o valor cheio. Outra dica é fazer uma simulação da rota para saber a estimava do valor que será cobrado.
"Estamos convidando as pessoas a fazer um teste comparativo entre o modo desconto 30% e a concorrência. O táxi a partir de hoje está com um preço muito competitivo", garantiu o gerente de relações públicas do 99Táxi, Ricardo Kauffman.
Apesar da novidade, nem todos os motoristas dos aplicativos de táxi são obrigados a aderir a 'campanha' e oferecer os descontos. Por isso, nem sempre o carro mais próximo será o que irá atender o passageiro.
Atualmente, segundo o Sindicato Intermunicipal dos Condutores Autônomos de Veículos Rodoviários, Taxistas e Transportadores Rodoviários Autônomos de Bens de Minas Gerais (Sincavir-MG), seis aplicativos de táxis estão autorizados pela BHTrans para intermediar o transporte de passageiros.
Conforme o presidente Ricardo Faedda, a concessão de descontos pelos profissionais deve ser discutida com cautela. "O valor da tarifa hoje garante a qualidade do sistema de táxi, cobre os insumos, dá condição de manter a frota nova e o retorno financeiro para o taxista".
O representante do sindicato sinalizou que já procurou a BHTrans para discutir o assunto com a autarquia para que "beneficie o passageiro".
Ilegal?Uber/DivulgaçãoUber provocou a discórdia de taxistas desde que foi implantado na capital mineira
Em Belo Horizonte ainda não há uma definição sobre a legalidade do aplicativo Uber. O caso já foi analisado pelos vereadores e pela prefeitura, mas está nas mãos da Justiça. Enquanto isso, os taxistas continuam a promover atos na capital contrários ao app, que consideram se trata de prática ilegal do serviço de táxi. A empresa, contudo, rebate a acusação e garante que oferece uma forma diferente de transporte, que ajuda a diminuir o trânsito e gerar renda para as pessoas.