A Coreia do Norte propôs conversar com a Coreia do Sul sobre os planos de enviar atletas e líderes de torcida aos Jogos Asiáticos, na cidade sul-coreana de Incheon. Segundo a agência estatal Korean Central News, Pyongyang propôs um encontro próximo da fronteira na terça-feira para discutir o assunto.
Os norte-coreanos têm dito que a participação nos jogos, com início previsto para 19 de setembro e fim em 4 de outubro, podem promover a reconciliação entre os países rivais.
Entre outras medidas que Pyongyang tenta levar adiante para abafar as tensões está o fim das calúnias mútuas e o cancelamento de exercícios militares regulares entre Coreia do Sul e EUA. Seul tem rejeitado as propostas, alegando que o norte deve tomar a iniciativa com passos para o desarmamento nuclear.
O Ministério da Unificação da Coreia do Sul afirmou que está analisando a oferta. Há dúvidas sobre a sinceridade do norte em buscar uma redução nas tensões regionais. Nas últimas semanas, a Coreia do Norte tem promovido uma série de testes com mísseis e outros armamentos.
Nesta quinta-feira, a mídia estatal de Pyongyang afirmou que o líder Kim Jong Un inspecionou treinamentos táticos de lançamento de foguetes, em provável referência a lançamentos balísticos realizados ontem. Kim disse, segundo a agência, que o governo deve estar preparado "tanto para palavras quanto para ações".
As duas Coreias continuam, tecnicamente, em guerra, uma vez que o conflito dos anos 1950 chegou ao fim com um armistício, e não um tratado de paz. Fonte: Associated Press.
http://www.estadao.com.br