Corolla dá uma guinada: estilo mais arrojado e o mesmo nível de conforto

Homero Gottardello - Hoje em Dia
11/06/2013 às 07:51.
Atualizado em 20/11/2021 às 19:01

Toyota Corolla é a referência entre os sedãs médios em mais de 150 mercados. Produzido em 16 fábricas espalhadas por todo o mundo, ele é o automóvel mais vendido de todos os tempos, com um volume comercial de mais de 40 milhões de unidades em 47 anos de vida.

O sedã se consolidou pela confiabilidade e eficiência, mas, nos últimos anos, a imagem conservadora se tornou um estigma do qual a Toyota quer se ver livre.

A 11ª geração do Corolla traz linhas mais expressivas, seguindo a orientação de estilo “Iconic Dinamism” do carro-conceito Furia. Além de contar com o ar mais esportivo, o sedã cresceu 9 cm no comprimento e ganhou mais 10 cm na distância entre-eixos.

O modelo que o leitor vê nas fotos corresponde à versão LE, intermediária – nos Estados Unidos, a gama ainda terá a básica (L), a LE Eco e a S, esportiva.

CVT

Nos EUA, o novo Corolla mantém sua motorização 1.8 litro 16V, mas troca a transmissão automática convencional por um conjunto de variação contínua (CVT) e emulador de sete velocidades, que também deve ser usado por aqui, onde a 11ª geração será introduzida em 2014. No Brasil, o propulsor flexível 2.0 litros 16V, de 153 cv, também deve ser mantido.

Uma novidade que equipa todas as versões norte-americanas são os faróis com luzes diodo (LEDs) para facho baixo. Lá, o novo Corolla ainda trará nada menos que oito bolsas infláveis, independentemente do catálogo, bem como monitoramento de pressão dos pneus (TPMS).

No mais, todos os conteúdos hoje ofertados pelo sedã continuam disponíveis. Isso em um pacote que, além do estilo mais dinâmico, também promete melhor dirigibilidade graças ao uso de aço de alta resistência, proporcionando maior rigidez estrutural, em que pese o fato de o Corolla ter mantido o mesmo conceito em suas suspensões.

Como o leitor pode ver, a grande mudança deste novo Corolla é, apenas, no visual. Por isso mesmo, é bem possível que a Toyota consiga mantê-lo na mesma faixa de preços atual, ficando qualquer aumento mais expressivo ligado à maior oferta de conteúdo. Agora, é esperar para ver.

© Copyright 2024Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por