oferta reduzida

CoronaVac está disponível em apenas dois centros de saúde de BH, alerta Prefeitura

Da Redação
portal@hojeemdia.com.br
26/09/2022 às 18:29.
Atualizado em 26/09/2022 às 18:37
 (Banco de imagens/ Freepik)

(Banco de imagens/ Freepik)

Só dois postos de saúde podem aplicar a vacina CoronaVac contra a Covid para crianças de 4 anos completos, os pequenos de 3 e 4 anos imunocomprometidos ou pessoas que tomaram a primeira dose com o imunizante e estão com a segunda dose em atraso. 

A informação foi divulgada pela Prefeitura de Belo Horizonte, nesta segunda-feira (26). A PBH justificou a restrição do biológico em outros pontos de vacinação em razão do não envio de novas doses pelo Ministério da Saúde.

De acordo com a administração municipal, a vacina CoronaVac contra a Covid-19 está disponível somente nos centros de saúde da capital Carlos Prates, na região Noroeste, e Salgado Filho, na região Oeste.

Um levantamento da Secretaria Municipal de Saúde revela que, somente para a primeira dose das crianças de 3 e 4 anos, Belo Horizonte necessita de um total de 42.450 doses. 

Sem a Coronavac, a Secretaria informou que não pode ampliar a convocação de novos públicos para tomar a vacina. 

Entenda a diferença

Segundo a prefeitura, atualmente os públicos que possuem recomendação do Ministério Saúde para iniciar a imunização exclusivamente com Coronavac, são as crianças entre 3 e 4 anos de idade.

Entretanto, pessoas que já iniciaram o esquema vacinal com o imunizante e estão com a segunda dose atrasada, também podem buscar os centros de saúde.

Prioritariamente foram convocados para serem imunizados com Pfizer pediátrica os públicos de 11, 9 e 5 anos e com Coronavac as crianças de 10, 8, 7 e 6 anos.

Pontos de vacinação

A aplicação da vacina contra a Covid em crianças (CoronaVac e Pfizer pediátrica) está sendo realizada em locais específicos e devem ser verificados no Portal da Prefeitura de Belo Horizonte.

As crianças devem comparecer aos pontos de vacinação acompanhadas dos pais ou responsáveis legais e apresentar, preferencialmente, o documento de identificação com foto ou certidão de nascimento, CPF, comprovante de endereço e cartão de vacina.

Caso o acompanhamento seja por terceiros, é necessário apresentar o termo de autorização para vacinação devidamente preenchido e assinado pelos pais ou responsáveis legais.

CoronaVac

De acordo com o Instituto Butanan, que fabrica a Coronavac, a vacina  utiliza a tecnologia de vírus inativado (morto), uma técnica consolidada há anos e amplamente estudada. Ao ser injetado no organismo, esse vírus não é capaz de causar doença, mas induz uma resposta imunológica. Os ensaios clínicos da CoronaVac no Brasil foram realizados exclusivamente com profissionais da saúde, ou seja, pessoas com alta exposição ao vírus.

Regularização dos estoques

A Prefeitura reitera que o estoque será reabastecido para imunizar os grupos já convocados tão logo novas remessas do Ministério da Saúde sejam encaminhadas para a capital pela Secretaria de Estado de Saúde.

Em nota, o Ministério da Saúde declarou que “já iniciou a distribuição de cerca de 1 milhão de doses da Coronavac a todos os estados e Distrito Federal”. Ainda de acordo com a pasta, a  previsão é de que a entrega seja finalizada até o fim desta semana.

A reportagem do Hoje em Dia questionou o Ministério sobre quantas doses já foram enviadas para estes públicos e se o número seria suficiente para vacinação dessas faixas etárias, mas não teve resposta.

Leia mais

© Copyright 2024Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por