BRASÍLIA – Depois de as autoridades do México anunciarem a morte de Heriberto Lazcano Lazcano, conhecido como El Lazca, chefe do cartel Los Zetas, o governo mexicano comunicou que o corpo dele foi roubado de uma funerária no Norte do país. Segundo as autoridades da Marinha mexicana, El Lazca morreu durante confrontos com os militares e policiais que fizeram o cerco ao grupo dele, na fronteira com os Estados Unidos.
El Lazca integrava o grupo de narcotraficantes mais procurados do México. O governo mexicano chegou a oferecer US$ 2,6 milhões por sua captura, enquanto as autoridades norte-americanas prometeram mais US$ 5 milhões.
O cartel Los Zetas surgiu nos anos 1990 a partir de militares de elite desertores do Exército mexicano, que se uniram ao cartel do Golfo, uma das principais organizações de narcotraficantes do México. Há dois anos, houve o rompimento entre os dois grupos, gerando confrontos permanentes no Leste e Norte do México.
Nos últimos meses, o Los Zetas começou a se desintegrar, segundo as investigações policiais. O cartel é responsável, de acordo com a polícia, por massacres que incluem decapitação e cortes dos membros das vítimas.