Corpo do líder palestino Yasser Arafat exumado na Cisjordânia

AFP
27/11/2012 às 07:22.
Atualizado em 21/11/2021 às 18:39
 (Pedro Ugarte/AFP)

(Pedro Ugarte/AFP)

RAMALLAH - O corpo do líder palestino Yasser Arafat, falecido em 2004, foi exumado nesta terça-feira (27) em Ramallah (Cisjordânia) e mostras dos restos mortais começaram a ser obtidas para determinar se ele foi envenenado.

A operação começou às 5H00 (1H00 de Brasília) na presença de especialistas franceses, suíços e russos, segundo fontes palestinas que pediram anonimato.

O mufti de Jerusalém, Mohamad Hussein, estava presente na Mukata, quartel-general da Autoridade Palestina em Ramallah, onde está o túmulo de Arafat.

"Tinha que estar presente no momento de abertura do túmulo", declarou à AFP.

Diante da Mukata havia uma ambulância estacionada. Era possível observar vários especialistas com roupas apropriadas para a operação.

O túmulo está atrás de toldos de plástico azul e será fechado novamente nesta terça-feira. Uma cerimônia com honras militares marcará a exumação de Arafat.

Os especialistas internacionais devem determinar se o líder palestino foi envenenado com polônio, hipótese retomada depois da exibição, em julho, de um documentário que revelou a existência de vestígios desta substância radioativa em objetos pessoais que pertenceram a Arafat.

Juízes franceses, convocados depois da denúncia de assassinato apresentada pela viúva de Arafat, Suha, também estavam presentes.

© Copyright 2024Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por