(Divulgação/Cruzeiro)
O Cruzeiro acertou na noite desta quarta-feira (11) a contratação do técnico Paulo Bento, ex-treinador da Seleção de Portugal.
Participaram da negociação em Lisboa o vice-presidente de futebol do clube Bruno Vicintin e o diretor executivo Thiago Scuro.
O novo técnico chega na próxima segunda-feira (16) ao Brasil acompanhado de quatro auxiliares. O contrato do treinador terá duração até dezembro de 2017.
O acerto com um estrangeiro foi a alternativa encontrada pela diretoria para suprir a ausência de boas opções no mercado brasileiro. O clube até tentou Jorginho, do Vasco, e Ricardo Gomes, do Botafogo, sem sucesso.
Histórico
O português Paulo Bento tem 46 anos e é conhecido como disciplinador.
O currículo é curto, mas de peso: dirigiu o Sporting de Lisboa (entre 2005 e 2009) e a Seleção Portuguesa (entre 2010 e 2014).
O técnico tem predileção pelo 4-4-2, com losango no meio-campo, com dois volantes e dois meias jogando abertos.
Resultados
O treinador estava sem emprego desde 2014, quando foi demitido da seleção portuguesa na sequência de resultados ruins nas Eliminatórias da Eurocopa.
Antes da demissão, ele conduziu a seleção portuguesa na Copa do Mundo do Brasil e na Eurocopa de 2012. Também esteve na Copa de 2010, quando caiu nas oitavas de final. Quatro anos mais tarde, a equipe liderada por Cristiano Ronaldo foi eliminada ainda na fase de grupos.
Ele chegara à seleção após se destacar no comando do Sporting. No clube português, foi bicampeão da Taça de Portugal e da Supertaça. Na Liga dos Campeões, foi até as oitavas, resultado inédito na história do Sporting.
* Com Estadão Conteúdo