Cruzeiro anuncia nova cirurgia de Dedé e zagueiro vai às lágrimas: 'não vou abandonar o barco'

Clarissa Carvalhaes e Guilherme Guimarães
esportes@hojeemdia.com.br
01/08/2016 às 17:16.
Atualizado em 15/11/2021 às 20:06
 (Washington Alves/Lightpress)

(Washington Alves/Lightpress)

O zagueiro Dedé vive um martírio e com um grave problema na patela do joelho direito, o jogador passará pela terceira cirurgia em dois anos. Afastado dos trabalhos com os demais jogadores desde março, o beque se emocionou na tarde desta segunda-feira (1º) ao falar do novo procedimento cirúrgico para corrigir a lesão mais grave de sua carreira. 

"É um momento difícil, vir até aqui (coletiva de imprensa) para falar de lesão é muito complicado. É o segundo ano perdido para mim por causa dessa lesão. Só que eu estava em um período de tratamento onde tentamos de tudo, fizemos muitos exercícios, tentamos progredir, mas sentia muita dor. Tentei trabalhar mesmo com dor, mas não conseguia", revelou o atleta em momento bastante emocionado.

Como alternativa para, quem sabe obter sucesso dessa vez, o Cruzeiro procurou uma solução internacional. Levará Dedé à cidade de Vail, no estado do Colorado, nos Estados Unidos, para um centro de tratamento do médico Robert LaPrade, um dos mais gabaritados profissionais da medicina ortopédica com especialização em joelho.

atletas de alta performance e de renome mundial já foram tratados, como o britânico Louis Hamilton, piloto da Fórmula 1, o ex-ala-armador Kobe Bryant, estrela do basquete estadunidense, e David Beckham, também britânico e ex-jogador da seleção inglesa.

"O mais breve possível vamos junto com ele (Ddé) para fazer todo esse processo, esse procedimento que será realizado nos Estados Unidos. Já foi conversado, passados todos os exames do Dedé para a pessoa responsável, ele mostrou uma proposta dentro do que achamos ideal para o jogador. Ele (Dedé) deve ficar um período curto (na América do Norte) para fazer toda essa reabilitação sob nossa supervisão, e não deve passar de uma semana nos Estados Unidos. Voltará ao Brasil com tudo resolvido”, disse Baumfeld. 

Estava ficando mal em casa, sofrendo muito com essa situação. A minha cabeça estava mais pesada quando não sabia o que era, hoje estou mais tranquilo. Confio no departamento médico e na fisioterapia do Cruzeiro. Confio muito neles, principalmente em Deus e sei que vou superar", completou.

Desde o dia 6 de julho, Dedé fazia trabalhos de transição da fisioterapia para trabalhos com os demais companheiros na Toca II. O jogador foi liberado pelo departamento médico, após constatação de que o jogador estaria apto a voltar às atividades com bola. 

"Conforme exames de imagem, ressonância, raio-x e tomografia, foi constatada consolidação dessa fratura e o atleta foi encaminhado para o processo de transição. Nesse processo o Dedé voltou a apresentar um quadro de dor progressiva. De imediato partimos para novas avaliações e conseguimos detectar de forma bastante precoce o retorno dessa fratura. Por estresse e sobrecarga acontecem esse tipo de fratura. Devido a essa detecção precoce, o atleta passa a ter indicação de procedimento cirúrgico para que se evitem futuras complicações”, comentou o médico Sérgio Freire Júnior.

Titular absoluto

Dedé, que chegou a ficar afastado por 14 meses devido a outra lesão, sofreu uma fratura na patela e não pôde realizar o desejo de se firmar em 2016 entre os titulares do time celeste. 

O zagueiro, considerado titular absoluto na Raposa, tinha previsão de quatro a seis semanas para se recuperar, mas já está há quase 24 semanas afastado dos jogos oficiais. Sua última partida aconteceu em 28 de fevereiro, na quinta rodada do Campeonato Mineiro, no empate em 1 a 1 com o América.

Persistente e acostumado a superar este tipo de desafio, o “Mito” encara diariamente as sessões de fisioterapia, nas quais fortalece a musculatura. 

Com essa nova circurgia, a data para o retorno aproximado de Dedé só acontecerá no ano que vem. "Tem uma previsão de um tempo prolongado, o que daria por volta do fim desta temporada. A proposta nossa para esse caso é recuperá-lo bem, deixá-lo treinando até o fim do ano para que ele faça uma boa pré-temporada em 2017 e siga durante todo o ano”, revelou Freire Júnior.

© Copyright 2024Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por