Equipes entram em campo no Mineirão pela nona rodada do Campeonato Brasileiro com desfalques e estratégias distintas após compromissos pela Sul-Americana
Clássico será realizado na noite deste domingo (Foto: Gustavo Aleixo/Cruzeiro)
Cruzeiro e Atlético se enfrentam neste domingo (18), às 20h30, no Mineirão, pela nona rodada do Campeonato Brasileiro. O duelo marca mais um capítulo do tradicional clássico mineiro e opõe equipes com campanhas distintas na competição: o Cruzeiro ocupa a quarta colocação, com 16 pontos, enquanto o Atlético é o sexto, com 12.
A equipe celeste chega ao confronto após a vitória por 2 a 1 sobre o Palestino, pela Copa Sul-Americana, na última quarta-feira. Já eliminada do torneio continental, a comissão técnica optou por escalar uma formação alternativa, com exceção do volante Lucas Romero, que deve iniciar o clássico. O time comandado por Leonardo Jardim não perde há seis partidas.
O Atlético também entrou em campo no meio da semana, quando venceu o Caracas por 3 a 1, pela Sul-Americana. O técnico Gabriel Milito poupou seus principais jogadores durante pelo menos um tempo da partida. A expectativa é de que a base titular retorne neste domingo, com mudanças forçadas no setor ofensivo devido a desfalques.
No Cruzeiro, seguem no departamento médico os zagueiros João Marcelo e Janderson, além do volante Matheus Henrique, todos com lesões ligamentares no joelho. O volante Japa, em recuperação de um quadro de gastroenterite, treinou parcialmente durante a semana. Mesmo que liberado, ele deve começar a partida no banco de reservas.
O Atlético tem três baixas confirmadas: os atacantes Cadu e Caio Maia, lesionados, e o argentino Cuello, suspenso. A vaga de Cuello deve ser ocupada por Bernard, mas Júnior Santos e Igor Gomes também são opções. “Vamos definir a escalação final após o treino deste sábado”, disse Milito em entrevista coletiva.
Guilherme Arana e Gabriel Menino, que estão na fase final de recuperação, podem ser relacionados para o confronto. Ambos, no entanto, devem iniciar a partida entre os suplentes, segundo a avaliação da comissão técnica alvinegra.
Prováveis escalações
Cruzeiro: Cássio; Fagner, Fabrício Bruno, Lucas Villalba e Kaiki Bruno; Lucas Romero, Lucas Silva, Christian e Matheus Pereira; Wanderson e Kaio Jorge. Técnico: Leonardo Jardim
Atlético: Everson; Natanael, Lyanco, Junior Alonso e Guilherme Arana; Alan Franco, Rubens e Gustavo Scarpa; Rony, Júnior Santos e Hulk. Técnico: Cuca
Arbitragem
Flávio Rodrigues de Souza (SP); Neuza Ines Back (SP) e Daniel Luís Marques (SP). VAR: Rafael Traci (SC)
Onde assistir
A partida terá transmissão exclusiva do Prime Vídeo