Rafa Silva marca o gol de empate do Cruzeiro na Arena do Grêmio (Marcelo Oliveira/Staff Image Cruzeiro Divulgação)
O Cruzeiro está caminhando passo a passo para concretizar o acesso à Primeira Divisão do futebol nacional. Normalmente, a caminhada é de três em três, mas o ponto somado no empate em 2 a 2 com o Grêmio, fora de casa, será importante na somatória final. A Raposa chega aos 54 pontos, mantém diferença de dez para o segundo colocado, e segue na expectativa de garantir a vaga na Série A.
Luvannor e Rafa Silva marcaram os gols do Cruzeiro neste domingo (21). Diego Souza e Bitello fizeram para o tricolor gaúcho, que chegou aos 44 pontos e segue em terceiro, com a mesma pontuação do Bahia, segundo colocado. Na próxima rodada, o time celeste recebe o Náutico, no Mineirão, na sexta-feira (26), às 21h30.
Mesmo fora de casa, o Cruzeiro foi para cima do Grêmio logo no início da partida. O time celeste criou algumas chances e saiu na frente aos 16 minutos. Oliveira, do campo de defesa, lançou Luvannor na velocidade. O atacante cruzeirense saiu cara a cara com o goleiro Brenno e chutou firme para o fundo do gol.
Depois de sofrer o gol, os donos da casa equilibraram as ações ofensivas. O Grêmio passou a ter mais posse de bola, mas ainda tinha dificuldades na criação de jogadas de ataque. Mesmo com a vantagem no placar, o Cruzeiro ainda buscava o segundo gol para ficar tranquilo no jogo.
Após duas paralisações na partida por conta de brigas na torcida do Grêmio, o time gaúcho pressionou no fim do primeiro tempo e chegou ao empate. Aos 47 minutos, Diego Souza garantiu o empate ao subir mais alto e cabeceou para as redes. Rafael Cabral ainda tentou a defesa, mas chegou atrasado.
O Grêmio voltou arrasador para a etapa final. Logo no primeiro ataque, o tricolor gaúcho virou a partida. Ferreira avançou, tocou para Nicolas, que cruzou na cabeça de Bitello, que apareceu sozinho dentro da área para cabecear para o gol. A bola ainda passou entre as pernas de Rafael Cabral.
Após o gol, o técnico Paulo Pezzolano resolveu mexer para deixar a equipe mais ofensiva. Gasolina e Rafa Silva entraram nas vagas de Daniel Junior e Chay, amarelado. O Grêmio recuou e passou a jogar nos contra-ataques. Mesmo com mais domínio, o Cruzeiro não soube criar chances de perigo.
Após duas boas jogadas do time do Sul, o Cruzeiro reagiu e chegou ao empate. O goleiro Brenno e o zagueiro Villasanti se atrapalharam na área e a bola sobrou para Rafa Silva, que empatou a partida. Até o fim da partida, que ainda teve o técnico Paulo Pezzolano expulso novamente, as duas equipes se movimentaram bastante e buscaram o gol da vitória, sem sucesso.
Grêmio 2 x 2 Cruzeiro
FICHA TÉCNICA
Grêmio
Brenno; Rodrigo Ferreira, Natã, Bruno Alves e Nicolas; Villasanti, Lucas Leiva e Bitello (Thassiano); Gabriel Teixeira (Janderson), Diego Souza (Campaz) e Ferreira (Guilherme). Técnico: Roger Machado
Cruzeiro
Rafael Cabral; Zé Ivaldo, Oliveira, Eduardo Brock; Daniel Junior (Wesley Gasolina), Machado (Willian Oliveira), Neto Moura, Chay (Rafa Silva) e Bidu; Luvannor (Lincoln) e Bruno Rodrigues (Pablo Siles). Técnico: Paulo Pezzolano
Motivo: 25ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro
Data: 21 de agosto de 2022 (domingo)
Local: Arena do Grêmio
Arbitragem: Bráulio da Silva Machado (FIFA), auxiliado Neuza Ines Back (FIFA) e Alex dos Santos
VAR: Rodrigo Carvalhaes de Miranda
Gols: Luvannor, aos 16 minutos do primeiro tempo, e Rafa Silva, aos 27 do segundo tempo (Cruzeiro), Diego Souza, aos 47 do primeiro tempo, e Bitello, no primeiro minuto do segundo tempo. (Grêmio)
Cartões amarelos: Rodrigo Ferreira e Bruno Alves (Grêmio), Eduardo Brock, Bruno Rodrigues e Chay (Cruzeiro)
Cartão vermelho: Paulo Pezzolano (Cruzeiro)