(THOMÁS SANTOS/STAFF IMAGES)
O Cruzeiro recebe o Vasco, nesta quarta-feira (21), a partir das 21h, pela 31ª rodada da Série B, para confirmar o acesso para a Primeira Divisão. Uma vitória coloca o time celeste, matematicamente, de volta à Série A. Além da vitória e dos três pontos que faltam para selar o acesso da Raposa, o duelo com o Vasco vale também quebra de recorde para o Cruzeiro.
Se vencer, o time celeste garante a vaga na Série A com mais rodadas de antecedência na história da Série B desde 2006, quando começou a forma de disputa que mantém até hoje. A melhor marca é de Corinthians, Portuguesa e Palmeiras, que subiram seis rodadas de antecedência. A partida desta quarta é pela 31ª rodada, assim, caso vença, o Cruzeiro subirá faltando sete rodadas para o fim do campeonato.
O Corinthians garantiu a vaga em 2008 na 32ª rodada, com 70 pontos. Em 2011, a Portuguesa subiu na mesma rodada, mas com 67 pontos ganhos. Já em 2013, o Palmeiras retornou à Série A com 69 pontos. A confirmação do acesso depende da diferença de pontos do primeiro colocado para o quinto.
O Cruzeiro é líder da Série B, com 65 pontos. O quinto colocado é o Londrina, com 45 pontos. Se o Cruzeiro chegar aos 68, com a vitória diante do Vasco, a diferença subiria para 23 pontos. Faltando sete rodadas para o fim do campeonato, o Londrina só poderia somar mais 21 pontos e não ultrapassaria mais o time celeste.
Leia mais: