(Vinnicius Silva/Cruzeiro)
A vaga nas oitavas de final da Libertadores já está assegurada há muito tempo, assim como a primeira colocação do grupo B. Mas ainda há algo mais a ser buscado pelo Cruzeiro na partida de hoje, às 19h15, no Mineirão, contra o Emelec, do Equador, quando o time celeste encerra sua participação nesta etapa da competição.
Único time com 100% de aproveitamento após cinco rodadas e dono da única defesa que não foi vazada no torneio sul-americano, a Raposa joga tentando uma dobradinha inédita neste milênio, que é somar 18 pontos na fase de grupos da Libertadores sem buscar uma bola sequer na sua rede.
Se isso acontecer, será mais um feito para a coleção de marcas da Raposa nesta temporada. No último domingo, o Cruzeiro chegou aos mil pontos na história dos pontos corridos do Brasileirão, ao levar a melhor em cima do Goiás, por 2 a 1, com gols de Dedé e Rodriguinho.
Antes disso, no dia 20 de abril, a Raposa conquistou uma trinca de bicampeonatos na década. O empate em 1 a 1 com o Atlético, na segunda partida da final do Mineiro, consolidou o segundo título seguido estadual dos celestes, juntando-se às dobradinhas do Campeonato Brasileiro de 2013 e 2014 e da Copa do Brasil de 2017 e 2018.
Isso sem contar nos feitos individuais dentro do elenco. Um deles, protagonizado por Mano Menezes. Em 22 de abril, o treinador completou mil dias à frente do time estrelado.
Outra marca foi alcançada pelo matador cruzeirense. No dia 10 de abril, Fred completou seu centésimo duelo com a camisa celeste. E em alto estilo. Naquela data, anotou um hat-trick na goleada por 4 a 0 sobre o Huracán, da Argentina, no Mineirão, pela quarta rodada da Libertadores.
Time
Fred, porém, não será acionado por Mano Menezes na partida desta noite. Artilheiro da equipe na competição, com quatro bolas na rede, o centroavante ganhou um “refresco” do treinador, em função do desgaste provocado pela sequência de jogos no ano. No lugar do camisa 9 entrará Sassá.
Quem também aparecerá como novidade é o zagueiro Fabrício Bruno na vaga de Dedé, que tem dois cartões amarelos recebidos na Libertadores e, por conta disso, será poupado.
Com tais mudanças, o Cruzeiro espera fazer história novamente. E seguir forte na luta pelo tri.