Raposa dominou o líder do Brasileirão em pleno Engenhão
Lautaro marca o primeiro gol com a camisa do Cruzeiro no duelo contra o Botafogo (Gustavo Aleixo/Cruzeiro)
Com direito a aula de contra-ataques e um golaço de Barreal, o Cruzeiro venceu o Botafogo, por 3 a 0, na noite deste sábado (27), no Engenhão. Além do argentino, William e Lautaro Díaz, que balançou as redes pela primeira vez com a camisa celeste, foram os autores dos gols da Raposa.
Com o resultado, o time celeste chegou aos 35 pontos, cinco a menos que o líder Botafogo, com um jogo a menos. O time celeste só voltará a campo pelo Brasileirão na próxima segunda-feira (5), às 21h, contra o Fortaleza, em novo duelo direto pelo G4 da competição.
O técnico Fernando Seabra terá a semana cheia para preparar a equipe até o confronto que será realizado no estádio Kléber Andrade, no Espírito Santo.
O jogo
O Cruzeiro começou melhor que o Botafogo no Engenhão. Tanto que a primeira chance da Raposa veio aos 6 minutos com Matheus Henrique arriscando de fora da área. Aos 12, a superioridade celeste traduziu em gol, após um contra-ataque perfeito, iniciado com Lucas Romero.
O meio-campista encontrou Matheus Pereira que, de primeira, tocou para Marlon. O lateral-esquerdo avançou e alçou a bola para a grande área. Por lá estava William. O lateral-direito dominou no peito e bateu firme.
A bola explodiu na marcação e voltou para o jogador novamente encher o pé para o gol. A redondinha desviou na zaga antes de ganhar o fundo do gol. Foi o quarto tento de William no Brasileirão.
Aos 19, por muito pouco os donos da casa não chegaram ao empate com Igor Jesus recebendo de Tiquinho Soares. Desequilibrado, na grande área, o atacante bateu por cima do gol de Cássio.
Após esse lance, o Cruzeiro voltou a criar boas chances de ampliar o placar, ambas com Matheus Pereira, que pararam nas mãos de John. Se no ataque a Raposa mostrava excelência, na defesa a situação se repetia. Aos 30, Cássio operou um milagre ao defender um chute à queima-roupa de Tiquinho Soares. Seis minutos depois, o Gigante Celeste saltou no canto esquerdo para espalmar a bola para escanteio.
Ao cobrar, a bola sobrou novamente para o time celeste puxar um novo contra-ataque de cinema, pelo lado esquerdo, puxado por Matheus Henrique. O jogador achou Matheus Pereira, que invadiu a grande área e ao tentar concluir a jogada, foi derrubado, mas ainda no chão, conseguiu deixar a bola livre para Lautaro Díaz. Com frieza, o atacante chutou rasteiro, sem chances para John, fazendo assim o segundo gol da Raposa na partida e o primeiro dele com a camisa celeste.
Nos acréscimos, Cássio mostrou elasticidade ao defender com a mão direita uma bola à meia altura, cabeceada por Igor Jesus. O lance foi anulado pela arbitragem por posição irregular do ataque carioca.
O Cruzeiro voltou para o segundo tempo com a mesma postura da etapa inicial buscando o ataque desde os primeiros minutos, mas sem a mesma eficácia. No setor defensivo, o time de Fernando Seabra seguia impedindo o ímpeto dos donos da casa.
Aos 15, o comandante celeste promoveu as primeiras alterações na equipe, colocando Lucas Silva e Arthur Gomes nas vagas de Matheus Henrique e Kaio Jorge, respectivamente.
As mudanças deixaram o Cruzeiro com um ritmo mais lento, fazendo com que o Botafogo tivesse mais posse de bola, mas sem levar tanto perigo ao gol de Cássio. Aos 29, Seabra voltou a mexer no time colocando Wallace e Dinenno nos lugares de Lucas Romero e Lautaro Díaz.
Aos 32, Barreal ampliou para a Raposa com direito a golaço! Matheus Pereira, pela direita, deu uma linda assistência para o jogador que, de primeira, mandou no canto esquerdo de Jonh, que nada pôde fazer a não ser buscar a bola no fundo das redes. Foi a 12ª assistência de Matheus Pereira e o segundo gol de Barreal na temporada.
Aos 40, o autor do terceiro gol celeste deixou o gramado para a vaga de Romero. Aos 44 e aos 47, Cássio novamente evitou que a Raposa fosse vazada, para delírio da China Azul.
FICHA TÉCNICA
BOTAFOGO 0X3 CRUZEIRO
Botafogo
John; Damian Suarez (Kauê), Lucas Halter (Allan), Bastos e Marçal (Hugo); Danilo Barbosa, Tchê Tchê (Gregore), Oscar Romero (Luiz Henrique); Savarino, Tiquinho Soares e Igor Jesus. Técnico: Artur Jorge
Cruzeiro
Cássio; William, João Marcelo, Villalba e Marlon; Lucas Romero (Walace), Matheus Henrique (Lucas Silva), Barreal (Romero) e Matheus Pereira; Lautaro Díaz (Dinenno) e Kaio Jorge (Arthur Gomes). Técnico: Fernando Seabra
Motivo: 20ª rodada do Brasileirão
Data: 27 de julho de 2024 (sábado)
Local: Engenhão - Rio de Janeiro-RJ
Árbitro: Wilton Pereira Sampaio (Fifa/GO, auxiliado por Bruno Boschilia (Fifa/PR) e Leone Carvalho Rocha (GO)
VAR: Rodrigo D’Alonso Ferreira (SC)
Cartões amarelos: Marçal, Allan (Botafogo); William, Matheus Henrique, Cássio, Marlon (Cruzeiro)
Gols: William, aos 12’; Lautaro Díaz, aos 36’, 1º tempo; Barreal, aos 32’, 2º tempo (Cruzeiro)
Leia mais